A grande dependência dos veículos elétricos está na energia. Para além das suas baterias, precisam de carregadores rápidos e eficientes, algo que ainda não existe de forma massificada.
A Tesla tinha até agora o domínio nesta área, com os seus Superchargers, que com uma velocidade de carregamento superior eram mesmo os mais rápidos. Mas este cenário pode mudar em breve com a nova proposta da Porsche e da BMW.
O FastCharge, um novo carregador de veículos elétricos, é a nova proposta de um grupo de investigadores, onde podemos encontrar a BMW e a Porsche, que pretende melhorar de sobremaneira a velocidade de carregamento.
Segundo os investigadores que o desenvolveram, o FastCharge consegue entregar uma potência de 450 kW, que é muito superior aos 145 kW que as estações Superchargers da Tesla.
Na prática, estas novas estações de carregamento conseguem carregar um veículo elétrico 3 vezes mais rápido do que a proposta da Tesla, vencendo assim uma das barreiras a estes carros, onde o carregamento pode demorar muito.
A informação apresentada revela que o carregador FastCharge consegue carregar em apenas 3 minutos o suficiente para viajar 100 km ou carregar um BMW i3 dos 10 aos 80% em apenas 15 minutos. O FastCharge suporta carros com sistemas de baterias de 400 e 800 V, e vai escolher a mais indicada quando é ligado a um carro.
Mesmo com esta capacidade de 450 kW, estas estações dependem sempre das limitações dos veículos. O Porsche Taycan usado na demonstração apenas conseguiu retirar 400 kW e outros carros, como o Audi E-Tron ou Jaguar I-Pace apenas obtiveram 150 kW e 100 kW, respetivamente.
Apesar de serem excelentes notícias para melhorar a velocidade de carregamento, há ainda um longo caminho a percorrer, com a massificação destas estações e a preparação da rede elétrica para as conseguir suportar.