A Pininfarina é uma das empresas de design automóvel com mais prestígio de todo o mundo. Com a emancipação dos carros elétricos, a empresa decidiu envergar na produção de automóveis e começou com um hipercarro elétrico de 1.900 cv.
O Pininfarina Battista apresenta prestações astronómicas. Além disso, as primeiras unidades serão entregues em 2020, ano de celebração do 90.º aniversário da famosa casa de design.
Apesar de ser largamente reconhecida pelos entusiastas de automóveis, muitos não conhecem a Pininfarina e as suas obras. A empresa de design italiana é responsável pela carroçaria de diversos ícones do mundo automóvel. Nomeadamente, Ferrari F40, Ferrari Enzo, Maserati Quattroporte, Rolls-Royce Camargue, entre muitos outros… Muito ligada às marcas de automóveis italianas, a Pininfarina tornou-se uma referência no design de carroçarias. Isto tanto pela sua beleza como pela sua eficiência aerodinâmica.
Juntamente com a emancipação dos carros elétricos, muitas fabricantes de automóveis apareceram para abraçar este novo paradigma dos motores automóveis. A Tesla é a figura mais marcante, mas a Pininfarina será mais um nome a ter em conta. De modo a celebrar o seu 90.º aniversário, foi anunciado o Pininfarina Battista, hipercarro cujo nome é igual ao do fundador da empresa.
Pininfarina Battista: um novo marco na performance automóvel
O Pininfarina Battista apresenta prestações incríveis, que elevarão o patamar dos hipercarros ainda mais alto. Conta-se dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos. Mais ainda, dos 0-300 km/h em menos de 12 segundos e mais de 350 km/h de velocidade máxima!
De modo a alcançar tal andamento, o Pininfarina Battista recorre a motores elétricos produzidos pela Rimac Automobili, uma das fabricantes mais avançadas do ramo. A bateria de 120 kWh promete autonomia de até 450 km e tem um poder avassalador, com 1.900 cv e 2.300 Nm de binário. A somar às capacidades do motor elétrico, tanto a tração integral como a carroçaria e chassis monocoque em fibra de carbono ajudam a manter o baixo peso do bólide e a colocar toda a potência no chão.
This is the most authentic and exciting automotive story imaginable. The Battista is the hypercar of the future, inspired by a legendary past. It combines true inspiration and innovation in its technical achievement and emotional appeal. Electrification unlocks the door to a new level of performance and a zero-emissions future, whilst a passion and respect for automotive history will define how this landmark car looks and feels. We aim for the Battista to be a future classic and automotive icon, writing its own page in automotive history books.
|Automobili Pininfarina CEO, Michael Perschke
Design puramente italiano
Ao nível do design, destaca-se imediatamente a emozioni italiana que é apanágio nos trabalhos da casa Pininfarina. O Battista tem um design muito bem trabalhado, que suscita até uma aparente fusão entre dois modelos: Ferrari 458 Italia e McLaren P1.
Segundo o CEO Michael Perschke, o Pininfarina Battista – que segue a linha de design PURA: Purity, Beauty, Rarity – tem uma silhueta cativante que fará o mundo apaixonar-se finalmente pelos veículos elétricos. Tal missão foi plenamente concretizada, com o Battista a encantar petrolheads que estão a acompanhar as novidades do Salão de Genebra.
The automotive world is ready to see a marriage of beauty, electric power and performance. It is this combination provided by Pininfarina SpA working shoulder-to-shoulder with us at Automobili Pininfarina that will make the Battista more than just a ferocious performance car and more than just a visual work of art. Styling, balanced with ultimate performance, producing a genuine Pininfarina: the beauty of power and the power of beauty.
Com todas as suas inovações e características, o Pininfarina Battista promete ser um verdadeiro GT luxuoso italiano com desempenho de hipercarro. A Pininfarina, sob alçada do grupo indiano Mahindra, consegue colocar num carro de estrada todo o seu conhecimento adquirido na Formula E.
O Pininfarina Battista será uma edição limitada a 150 unidades, que serão fabricadas à mão e terá um custo estimado de 2 milhões de euros.