É já a partir desta segunda-feira que a maioria das ruas de Paris terá um limite de velocidade de apenas 30km/hora. O objetivo passa por melhorar a qualidade da cidade e também a segurança de quem circula.
A redução da velocidade tem recebido críticas das associações de motoristas.
Ruas principais com limite de velocidade 50 km/h e periferia 70 km/h
A notícia foi avançada hoje pela agência de notícias espanhola Efe que refere que Paris aplicará a partir de amanhã, segunda-feira, um limite de velocidade de 30 quilómetros por hora ao tráfego rodoviário em praticamente todas as suas vias, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a qualidade de vida na capital.
Apenas algumas ruas principais terão um limite máximo de velocidade de 50 km/h, enquanto na faixa periférica o limite permanecerá nos 70 km/h.
O jornal francês “Le Parisien” divulga este domingo o resultado de uma sondagem realizada este mês. De acordo com o que foi revelado, 61% dos parisienses estão a favor da limitação de 30 km/h e 71% dos inquiridos acreditam que a medida aumentará a segurança, principalmente dos “mais vulneráveis, como as crianças, seniores e ciclistas”. A maioria também acredita que a medida pode ajudar a combater as alterações climáticas e a diminuir a poluição sonora.
Apenas 34% dos habitantes da capital francesa possuem carro, portanto grande parte dos carros que circulam nas ruas são de moradores da periferia que vão trabalhar ou para se deslocar a zonas de lazer e serviços.
Esta medida não é novidade nas cidades europeias. Nos últimos anos muitas cidades têm limitado a velocidade de circulação dos veículos e em alguns casos deixou de ser possível a circulação.