A Câmara municipal de Paris vai impor taxas de estacionamento mais elevadas aos proprietários de SUVs, como parte da estratégia para a redução da poluição na capital. A medida já foi aprovada em assembleia municipal.
O número de SUVs na cidade aumentou 60% nos últimos quatro anos
Os conselheiros de Paris aprovaram a medida em votação unânime no passado mês. Frédéric Badina-Serpette, vereador do partido ecológico EELV que propôs tal medida, referiu que: “Gostaríamos que a cidade de Paris mudasse o preço do estacionamento pago para torná-lo progressivo conforme o peso e o tamanho dos veículos”.
Segundo informações recentes, o número de SUVs na cidade aumentou 60% nos últimos quatro anos e agora representam 15% dos 1,15 milhão de veículos particulares estacionados em Paris todas as noites.
De acordo com o comunicado, “A partir de 1º de janeiro de 2024, os proprietários de SUVs poderão ter de pagar taxas mais elevadas para estacionar na capital francesa”.
De relembrar que em final de 2019 a França impôs uma taxa ecológica de 20.000 euros para SUVs. O objetivo passava também por reduzir o impacto negativo no que diz respeito a emissões poluentes.
Um SUV (Sport Utility Vehicle), é um tipo de automóvel com características dos veículos de passeio e dos veículos todo-o-terreno (off-road).