Paris parece querer harmonizar-se e, depois de expulsar as trotinetas elétricas, quer livrar-se dos SUV – ou, pelo menos, reduzi-los. Para isso, a cidade irá a referendo, novamente, no próximo ano.
Após um referendo, a partir do qual conheceu a opinião dos cidadãos, Paris despediu-se, oficialmente, das trotinetas elétricas, em setembro.
Agora, chegou a vez dos SUV, por serem mais poluentes e inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.
Paris vai a referendo para tirar os SUV da cidade
O aviso surgiu em julho deste ano, quando o assunto começou a ser debatido e a possibilidade foi levantada. Agora, a imprensa francesa adiantou que os residentes de Paris serão questionados sobre “um aumento muito significativo nas taxas de estacionamento não residencial para SUVs e 4×4”.
Segundo confirmado por Anne Hidalgo, prefeita da cidade, nas suas redes sociais, Paris será levado a votar no dia 4 de fevereiro de 2024.
A medida seguirá a mesma linha que Hidalgo tem levado a cabo, em Paris, nos últimos anos. O seu projeto de mobilidade tem procurado reduzir o volume de automóveis, apaziguar o trânsito e reorganizar o espaço público.
A servir de base para estas medidas, desde as trotinetas elétricas, até este aumento das taxas de estacionamento para SUVs, está um objetivo claro: “permitir uma melhor distribuição do espaço público em benefício da mobilidade sustentável e dos peões”.
Para já, o valor desse “aumento muito significativo” não foi revelado.