A Panasonic é a marca que fabrica as baterias dos veículos Tesla. Estas são famosas pela sua densidade e composição que lhes garante uma autonomia incrível. Agora, têm sido várias as fontes a informar que a Panasonic está a fabricar baterias para a Toyota cujo formato é igual às da Tesla.
Será que a Toyota, desse modo, conseguirá alcançar o avanço tecnológico e a autonomia que caracterizam os veículos da Tesla?
Segundo as informações adiantadas pela imprensa internacional, a Panasonic está a fornecer à Toyota baterias cujo formato é igual ao usado nos Tela. Não obstante, estes veículos da marca nipónica – ao contrário dos da empresa de Elon Musk – não são totalmente elétricos… Mas sim híbridos!
Estes veículos híbridos, que recorrem ao mesmo tipo de bateria que a Panasonic projetou para a norte-americana Tesla, são fruto de um acordo entre a Toyota e a Panasonic. Este acordo envolverá a abertura de fábricas de produção de baterias no Japão e na China. Assim, os trabalhos deverão começar em 2020, e terão como objetivo alimentar os veículos da Toyota.
Não obstante, os frutos da parceria já rolam nas estradas! Face à pressão do governo chinês para o lançamento de veículos híbridos e elétricos, já é possível encontrar carros Toyota com esta baterias da Panasonic a circular no país. Mais especificamente, as baterias estão a ser usadas nos novos sedan híbridos Corolla e Levin.
As fontes internacionais indicam ainda que, apesar de o formato da bateria ser o mesmo, a tecnologia e composição são diferentes! Ou seja, poderá constar uma autonomia interessante graças ao motor a combustão interna, mas em modo 100% elétrico à partida não conseguirão chegar ao nível dos Tesla.
A Toyota, até ao momento, tinha equipado os seus veículo híbridos e elétricos com baterias quadradas, ou prismáticas. Contudo, a Tesla usa baterias cilíndricas e a concorrência até atenta a esta sua opção. A Toyota encomendou cerca de 50 mil baterias cilíndricas, o que levou a fábrica da Panasonic em Osaka a atingir o limite da capacidade de produção.
A Tesla está atenta a esta realidade e já procura alternativas para produzir as suas famosas baterias. A Panasonic tem sido fornecedora exclusiva de baterias para a Tesla, mas a fabricante dos Estados Unidos da América está em negociações avançadas com a sul-coreana LG Chem para diversificar as fontes dos seus componentes.