Pplware

Os carros elétricos precisam de pneus especiais?

A Goodyear apresentou pneus especialmente projetados para os Tesla. Estes têm como características um desgaste menor, fazem menos ruído e até ajudam nas contas da otimização do alcance dos carros elétricos.

Mas os carros elétricos precisam de pneus especiais?


Depois dos pneus à prova de furos da Michelin e da Goodyear, que ainda não estão prontos para serem comercializados, a Goodyear lançou recentemente os novos pneus especiais para carros elétricos Tesla.

Estes são pneus de desempenho ultra-elevado para todas as estações, conhecidos como ElectricDrive GT. Como se pode ver na imagem seguinte, o pneu foi projetado com um padrão de piso assimétrico e um composto de piso especial que se acredita garantir uma boa tração em piso seco e molhado.

De referir que Goodyear não é a primeira marca a lançar pneus especiais. Em julho de 2021, a Michelin orgulhava-se de apresentar a sua nova linha e-Primacy: o novo pneu que aumentaria a autonomia dos carros elétricos em 7%.

Os pneus estão entre os equipamentos de segurança mais importantes do seu veículo. São eles que param o veículo, pois são a única zona de contacto com a estrada. É aqui que tudo se passa: travagem, aderência, direção e conforto.

Os modelos de carros elétricos “perdem” cerca de 150 a 200 kg graças à ausência de motor, caixa de mudanças e depósito de combustível. No entanto, quando somada a bateria, bloco elétrico, conversor e outros equipamentos, o equilíbrio é claramente negativo.

Em segundo lugar, o pneu precisa ter aderência. Basta considerar a aceleração de 0-100 km/h de um Tesla Model 3 SR + (nível de entrada) em 5,6 segundos no modelo 2021. O peso e a aceleração afetam bastante a vida útil dos pneus.

Além de suportar o peso do veículo e controlar a aderência, os pneus também não devem impactar no seu alcance. Isso introduz tecnologias avançadas, como novos compostos, como a sílica precipitada. A sílica é usada como agente de reforço em misturas de borracha para pisos.

Os pneus devem também ser silenciosos. O Goodyear ElectricDrive GT, por exemplo, possui a tecnologia SoundComfort que atua como uma barreira de som integrada.

Em suma, encontrar o equilíbrio certo entre as diferentes qualidades é uma alquimia complexa. Os fabricantes de pneus têm aqui uma boa oportunidade de negócio criando novos pneus premium para carros elétricos (e antes que comecem a chegar pneus baratos vindos da China).

via

Exit mobile version