Apesar de estarem cada vez mais presentes nas estradas, há ainda muito por descobrir sobre o comportamento dos carros elétricos. Estes têm particularidades únicas associadas às tecnologias presentes e à forma como funcionam. Uma das mais recentes pode assustar muitos condutores, mas, na verdade, é perfeitamente normal. Falamos do facto de alguns Tesla deita fumo quando estão a carregar.
O medo de ver fumo a sair do carro ao carregar
Como é já sobejamente sabido, todos os carros elétricos, e não apenas os Tesla, têm comportamentos diferentes tanto no frio como no calor. Não são apenas as baterias a terem estas reações, mas muitos mais elementos comportam-se de forma diferente nestas condições.
Algo que tem surgido agora, e como resultado do inverno, é um crescente número de queixas e de chamadas para os bombeiros. O relatado é que os Tesla, ao carregarem, começam a libertar fumo, algo que não é de todos normal para os condutores habituados aos veículos tradicionais.
Not the evening I had hoped for. While charging at a @tesla supercharger, my car unexpectedly started emitting smoke. I exited the vehicle and unplugged it from the supercharger. I called 911, and the police and fire departments were dispatched. Adding to the frustration, the… pic.twitter.com/UyExTaUWrG
— Stay Connected w/EV's (@davidciccone) December 27, 2023
Afinal é vapor de água, algo normal nos Tesla
Este é um momento de pânico e por isso muitas vezes são chamados os bombeiros para minimizar os estragos. Mas, e, na verdade, esta acaba por ser uma situação normal. Este suposto fumo é apenas vapor de água resultante da preparação dos carros para o carregamento.
A própria Tesla alerta que o vapor é normal em tempo frio com os seus veículos equipados com bombas de calor. O sistema térmico pode produzir vapor sob certas condições para veículos com bombas de calor. Por exemplo, vapor inodoro pode sair da frente do seu veículo durante o carregamento num Supercharger em temperaturas frias. Isso é normal e não é motivo de preocupação.
É apenas o elétrico a preparar-se para a energia
O vídeo acima, produzido por equipes de emergência no Reino Unido, explica a diferença entre o seu veículo Tesla fumar e produzir vapor. Importa perceber bem que situações este comportamento é normal e como é simples detetar o que é uma situação de perigo ou uma situação normal.
Resumindo, e é uma informação importante, em tempo frio pode formar-se gelo no condensador. Isso e durante o pré-condicionamento da bateria a 42 graus Celsius, o gelo pode derreter e produzir vapor que pode parecer fumo a sair da frente de um Tesla.