Portugal está “debaixo de água”. As notícias que nos chegam de vários pontos do país revelam situações críticas, com especial destaque para Lisboa. Está a ser aconselhado que as pessoas não saiam de casa nem se desloquem à capital.
Na estrada também é preciso muito cuidado, especialmente com a aquaplanagem (lençol de água). Saiba o que é e o que fazer.
O que é aquaplanagem? Como reagir num cenário destes?
Com o mau tempo, os sinistros tendem a aumentar. Algumas vias de circulação passam a acumular resíduos, há fraca visibilidade, os carros fazem aquaplanagem e nesse sentido é fundamental circular a uma velocidade que garanta a melhor segurança.
A aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecida como lençol de água ou aquaplaning, acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do seu veículo é capaz de a deslocar.
O resultado é que a água provoca uma certa pressão por baixo do pneu, criando assim uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da estrada, fazendo com que os pneus percam a aderência.
Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.
A GNR aconselha:
- Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
- Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
- Reduza a sua velocidade.