Portugal vai ter 10 radares que calculam velocidade média. Os novos equipamentos vão calcular se veículos andaram mais depressa do que o permitido ao longo de um trajeto.
A localização dos novos radares de controlo de velocidade média de instalação já é conhecida.
Como funcionam os radares que calculam velocidade média?
O modo de funcionamento dos novos radares de velocidade é simples. Num primeiro ponto é registada a matrícula e hora de passagem e depois outra radar, num outro ponto faz exatamente o mesmo registo. Com base na hora, é feito o cálculo do tempo que o veículo demorou a percorrer o percurso assim como a velocidade média.
Caso seja detetada uma infração, a informação da viatura é enviada para um centro de controlo.
Em Portugal a ANSR é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito.
Na internet circula um mapa que revela o local de instalação destes novos radares. Os vários distritos e estradas que vão receber os 10 novos radares de controlo de velocidade média são:
- Setúbal (EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1)
- Lisboa (A9, EN10, EN6-7 e IC19)
- Coimbra (A1 e EN109)
- Évora (A6 e IP2)
- Beja (EN206 e IC1)
- Faro (EN398)
- Santarém (A1)
- Castelo Branco (IC8)
- Aveiro (A41)
- Porto (A3).
Em resposta ao polígrafo da Sapo, a ANSR garante que “os locais indicados nas legendas do mapa correspondem aos locais previstos para a instalação dos Locais de Controlo de Velocidade (LCV)”. No entanto, “a ANSR pode alterar até 30% dos LCV até ao início da vigência dos contratos, pelo que os locais indicados não podem considerar-se definitivos”.
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