Estão a chegar as novas matrículas! Foi em fevereiro de 2018 que se ficou a saber que Portugal iria ter novas chapas para identificação de carros. Atualmente as chapas têm quatro algarismos e duas letras, mas vão mudar!
Depois de terem sido aprovadas em setembro de 2019, agora foi a vez do Presidente da República promulgar o diploma do Governo. As novas chapas de identificação não vão permitir palavras obscenas ou menos próprias.
Novas matrículas são palavras obscenas ou menos próprias
Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova combinação terá uma maior longevidade. Pela primeira vez, as letras Y, K e W farão parte das matrículas portuguesas.
O número de combinações permitirá ter 28 milhões de matrículas diferentes. Além da alteração das letras e números, as novas matrículas dos carros podem perder referência a mês e ano.
As novas chapas de identificação permitem também a formação de “palavras obscenas” ou menos próprias. No entanto, sabe-se que esse tipo de combinações não serão permitidas. Existem também determinadas sequências que estão reservadas
- AP-00-00 – reservadas a veículos da Marinha Portuguesa
- GNR x-0000 – reservadas a veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR)
- MX-00-00 – reservadas às viaturas do Exército Português
- AM-00-00 – reservadas para a Força Aérea Portuguesa
- Existem ainda algumas especiais reservadas a funcionários em missões internacionais ou diplomatas, com caracteres a vermelho, entre outras chapas de matrícula menos populares.