Com cada vez mais carros elétricos no mercado e nas nossas estradas, é normal que o foco se vire para eles. Para além das prestações e do seu desempenho, importa também olhar aos parâmetros de segurança que apresentam e como se comportam.
Depois de termos visto o Audi E-Tron ser o primeiro elétrico a receber um prémio máximo de segurança, chega agora a vez de outro ser laureado. O Tesla Model 3 recebeu também já um prémio máximo de segurança.
Model 3 da Tesla recebe novo prémio
Voltou a ser o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) a testar e a avaliar as prestações de segurança. Sendo uma das entidades responsáveis por este campo nos EUA, é normal que esteja envolvida nestes processos.
Depois de realizar testes exaustivos no Model 3 da Tesla, o IIHS concluiu que este carro elétrico tem também excelentes padrões de segurança, tendo-lhe atribuído o prémio Top Safety Pick+.
Segundo os testes, o Tesla Model 3 teve uma prestação de Bom no que toca a acidentes mais complicados. Estes incluem embates no lado do condutor e do passageiro. Teve uma boa prestação a evitar acidentes a velocidades mais baixas.
Carros elétricos com bons padrões de segurança
Este novo prémio segue outro similar que a Audi obteve anteriormente com o E-Tron no mês passado. Também o carro elétrico da marca alemã teve boas prestações na proteção de acidentes. Distinguiu-se também ao conseguir evitar acidentes a velocidades mais reduzidas.
Para além destes 2 elétricos, outro carro sem motor de combustão conseguiu este prémio. Falamos do Hyundai Nexo, alimentado por células de hidrogénio.
O Chevy Bolt, que foi também testado, não conseguiu atingir o prémio, apesar de ter boas prestações. Falhou no campo dos faróis, que emitem demasiada luz para os carros que circulam em sentido contrário.
Serão naturalmente mais seguros que os tradicionais?
O Tesla Model 3 já tinha tido uma prestação de 5 estrelas na NHTSA. No entanto, e por afirmações controversas sobre a sua segurança, acabou por ver esta atribuição ser retirada.
Com estes novos resultados, poderá ser interessante avaliar a prestação de qualquer carro elétrico. Tudo aparente para que sejam naturalmente mais seguros, batendo os carros com motores de combustão interna.
No entanto, isto não é uma verdade universal. Há decerto uma facilidade maior em aplicar medidas de segurança pela ausência do motor e pela simples colocação das baterias em locais mais protegidos.