Pplware

Mobi.E: Carregamentos grátis de veículos elétricos vão acabar

A rede pública de carregamentos elétricos Mobi.E vai ser concessionada. Os carregamentos vão passar a ser todos pagos, segundo informações do ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes.

A concessão desta rede acontecerá ainda este ano  “o mais tardar” em dezembro.


A gestão da rede Mobi.e vai passar para os privados. Para tal, serão postos a concurso vários lotes da rede de postos de carregamento de automóveis elétricos, referiu o ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes.

A informação foi revelada na abertura do evento Portugal Mobi Summit, na Nova SBE – School of Business and Economics, em Cascais.

Segundo o ministro, serão 600 postos de carregamento, divididos por 10 lotes (de 60 a 70 carregadores), cuja gestão será entregue a empresas privadas via concurso.  Com a passagem da gestão para o setor privado, o Estado passa apenas a ter a função de regulador. Matos Fernandes, referiu ainda a gestão será realizada por “empresas mais capazes (que o Estado)” e que todos os carregamentos passarão a ser pagos.

Mas os carregamentos na rede Mobi.E não eram já pagos?

Sim…mas! Até 31 de outubro de 2018, os carregamentos que eram realizados na rede Mobi.E não tinham qualquer tipo de custo. Tal mudou, a 1 de novembro de 2018, passando os carregamentos a ser pagos. A 1 de abril de 2019, passaram a ser cobrados carregamentos em pontos situados em espaços privados de utilização pública.

Leia também…

Exit mobile version