Apesar de as marcas estarem a tentar democratizá-los, os carros elétricos não são, ainda, para todas as carteiras. Por esse motivo, o México decidiu avançar com uma alternativa nacional, desenhada e produzida no país, por forma a oferecer um “carro elétrico pequeno e compacto”.
Com a tecnologia a ser explorada e as melhores alternativas a serem, ainda, descobertas, os carros elétrico são, para muitos, demasiado caros. Embora as marcas tentem criar modelos mais acessíveis, o valor de entrada não é, geralmente, apelativo.
Portanto, Claudia Sheinbaum, Presidente do México, anunciou que vai criar uma alternativa nacional. Conhecido como Olinia, o veículo será um carro compacto semelhante aos vendidos nos países asiáticos.
Queremos um carro elétrico pequeno e compacto, semelhante a alguns desenvolvidos, por exemplo, na China ou na Índia, mas com o nosso próprio desenvolvimento. De tal forma que tudo o que faz parte desse carro elétrico seja fabricado no nosso país.
Que, dentro do possível, importemos o mínimo possível para que isso gere cadeias de produção, gere empregos e outras possibilidades.
Este projeto integra um conjunto de 100 compromissos para o mandato de seis anos do Governo do México.
¡Se viene el auto eléctrico mexicano, anuncia @Claudiashein!
Las piezas del auto se harán en México con tecnología mexicana. Se ensamblará aquí, por mano de obra mexicana.
Se venderá barato, para que sea más fácil para la gente adquirirlo.
Pronto se mostrarán los prototipos. pic.twitter.com/Nyz4Rg2BT9
— Jorge Gómez Naredo (@jgnaredo) October 11, 2024
México avança com um carro elétrico nacional
Com vários protótipos em cima da mesa, o México aproveitará o facto de já existirem empresas que produzem motores elétricos no país, e incentivará o fabrico de materiais como o cobre e a extração de lítio.
A ideia é fazer um carro pequeno e compacto. Sabe que, nas cidades do nosso país, ou no mundo, há diferentes tipos de carros. Um carro Tesla, por exemplo, elétrico, é muito caro.
Portanto, o Olinia será barato, por forma a representar uma alternativa viável às motos, que são “muito perigosas” e, por vezes, transportam mais de duas pessoas.
O Olinia seria semelhante a compactos como o MG Comet, que oferecem recursos de nível básico a um preço não superior ao equivalente de nove mil euros. Atualmente, no México, os carros elétricos mais baratos são o Renault Kwid E-Tech e o JAC E10X, ambos a partir do equivalente a 16.900 euros.
Para já, não são conhecidos pormenores, como o design, o desempenho ou a possível data de lançamento do Olinia. Contudo, a Presidente comprometeu-se a mostrar os primeiros protótipos e a comentar a viabilidade deste projeto, no futuro.