Hoje em dia há radares para quase tudo. Há radares fixos e móveis e dentro destes várias subcategorias. Em Portugal, a ANSR disponibiliza informação sobre quais os equipamentos de fiscalização de trânsito que se encontram atualmente aprovados (pode ver aqui).
Em França vão ser instalados radares que avaliam o nível do ruído. Será o fim do barulho das motas ou carros “alterados”, a meio da noite?
Radar anti ruído tem 4 microfones
Quem tem habilitação em zonas de circulação de veículos certamente que já acordou de madrugada com o barulho de uma mota ou até de um carro alterado. Em França estão a ser já instalados radares méduse, que, na prática, são radares para avaliar o ruído.
Estes radares têm quatro microfones e uma câmara para registar os veículos barulhentos.
“A jacked-up motorcycle in the middle of the night can easily wake up 10,000 people.” More cities in #France install “Méduse” anti-noise radars, which have 4 microphones, camera to automatically ticket vehicles that exceed a certain number of decibelshttps://t.co/LW5dzkEYt0 pic.twitter.com/3IM7APJjs6
— Taras Grescoe (@grescoe) August 25, 2022
Segundo as informações, por agora estão apenas a ser realizados alguns testes. No entanto, em 2023, este tipo de radar será instalado em vários locais. O já famoso radar anti-ruído foi desenvolvido pela Bruitparif e o registo dos infratores terá como identificação a matrícula. A multa de quem ultrapasse um determinado nível de decibéis chegará a casa via correio.