Pplware

Marca chinesa SERES já vende na Europa carros elétricos a bom preço

Como será o mercado automóvel da Europa com uma oferta alargada de carros elétricos vindos da China? Bom, em poucos anos saberemos, dado que cada vez há mais marcas chinesas no mercado europeu e com carros elétricos de vários segmentos. Assim, a SERES já vende na Alemanha.

Estão já disponíveis as primeiras 200 unidades do grupo DFSK Motors num dos mercados automóveis mais competitivos.


Carros elétricos chineses no mercado europeu

O grupo DFSK Motors provavelmente será desconhecido. Contudo, esta marca é acionista maioritária do grupo francês PSA, sendo fabricante neste mercado para a PSA, assim como para a Nissan, KIA e Honda.

SERES é a marca que este grupo usará para comercializar os seus produtos na Europa. Esta marca, nascida na China, conta com uma equipa de desenvolvimento em Silicon Valley. Agora, a marca está já no nosso mercado com propostas interessantes.

O objetivo é combater dentro dos segmentos médio e alto em termos de desempenho e preços, com propostas que começarão ligeiramente abaixo dos 40.000 euros (antes de incentivos). Portanto, não estamos perante uma marca de baixo custo.

 

SERES 3, um SUV elétrico para o mercado da Europa

O primeiro modelo será o SERES 3. Um SUV de 4,38 metros de comprimento, localizado no segmento do KIA eNiro, que tem um design um pouco fora de linha.

Uma proposta estética interessante adicionada ao seu desempenho onde encontramos um motor de 120 kW (163 cv) que é alimentado por uma bateria de lítio ferroso (LiFePO4) de 52,56 kWh.

Segundo o fabricante, esta tecnologia é o suficiente para percorrer 405 km, provavelmente no ciclo NEDC, o mais otimista e ainda em uso na China. Portanto, isto poderá indicar que no âmbito do ciclo WLTP, estaríamos a falar de cerca de 350 quilómetros.

Assim, é possível este veículo conseguir cargas rápidas de 30 minutos permitindo atingir 80% de carga.

SERES SF5 será o rival do Tesla Model Y?

O SUV SF5 já é um passo seguinte na oferta da marca. Mais caro, mas mais poderoso que o SERES 3. Este elétrico tem um design muito mais atraente, e um sistema elétrico que não condiciona o condutor. Provavelmente este será o trunfo que a marca tem na manga para apostar tudo quando os consumidores aceitarem a marca.

Este é um modelo que começou a ser fabricado na China no segundo trimestre do ano passado. Assim, é estranho a marca não o ter selecionado para protagonizar este início de vendas no velho continente.

Conforme podemos perceber, o SF5 está localizado no segmento do Tesla Model Y. Nesse sentido, este é um modelo de quase 4,7 metros de comprimento que, além de um design exterior mais agressivo, tem um interior bastante minimalista. A nossa atenção leva-nos a perceber a particularidade de um grande ecrã de 12 polegadas para controlar grande parte das funcionalidades e configurações do veículo.

Este carro elétrico vem equipado com a tecnologia Ali OS 2.0 desenhada pela gigante tecnológica Alibaba e onde haverá espaço para a condução com sistemas de apoio.

 

E o que traz o SERES SF5?

Conforme podemos ver na apresentação da máquina, este modelo terá um sistema de propulsão elétrica, composto por dois motores que lhe proporcionam 510 kW (695 cv) de potência. Vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Definitivamente vai ser um SUV a manter debaixo de olho.

Além deste, haverá também uma versão equipada com um prolongamento da autonomia. Assim, esta máquina terá a mesma potência, 510 kW, mas a sua aceleração até 100 km/h será de 4,8 segundos. Sem preço para já no mercado europeu, um SF5 QUE na China começa em cerca de 42.800 euros (sem incentivos). Fica a questão, não seria este uma ótima aposta para o mercado europeu?

Exit mobile version