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Maior veículo elétrico do mundo gera mais energia do que consome

Há ainda muito para criar e desenvolver no mercado dos veículos elétricos. Desde scooters, até aos gigantes Dumpers que carregam cargas incríveis, os motores térmicos ficam a perder. Assim, a título de exemplo, podemos conhecer a realidade de uma pedreira em Biel, Suíça. Aqui encontramos o maior veículo elétrico do mundo que gera mais energia do que aquela que consome.

Segundo a empresa responsável, este é um camião basculante de 110 toneladas, usado para transportar cal e marga de uma encosta de montanha até à sua fábrica de cimento. Melhor de tudo, “não consome energia” a fazê-lo.


Como é possível que este gigante elétrico “não consuma energia”?

O camião basculante de 45 toneladas sobe declives de 13% e carrega 65 toneladas de minério. No entanto, este leva mais do dobro do peso a descer a encosta.

Como resultado, usando um sistema de travagem regenerativa, a besta recolhe energia suficiente para recarregar a energia que usou ao subir.

O Elektro eDumper, fabricado pela Kuhn Schweitz, é baseado num Komatsu HB 605-7. Este tem 9,11 metros de comprimento, 4,26 m de largura e 4,26 de altura.

Os pneus têm 1,86 m de altura, e a plataforma de descarga atinge mais de 8,5 metros, completamente elevada.

 

Bateria desta besta é grande o suficiente para seis Tesla Model S

A Kuhn Schweitz acrescentou a este modelo uma bateria de 600 kilowatt-hora – grande o suficiente para seis veículos elétricos Tesla Model S de longo alcance. Este armazém de Lítio pesa mais de 4 toneladas.

A CNN levou recentemente o piloto de Fórmula 1 Lucas DiGrassi a testar a máquina, propriedade da empresa de cimento suíça Ciments Vigier SA. Ainda que algo surpreso, este relatou que partiu do topo com cerca de 80% e depois recuperou a carga da bateria até cerca de 88% na descida.

Portanto, ao realizar esta viagem durante 20 vezes por dia, Kuhn Schweitz afirma que o eDumper produz 200 kwh de energia excedente todos os dias, ou 77 megawatt-horas por ano.

De acordo com os consumos anunciados, um camião basculante típico consome entre 41.600 e 83.200 litros de diesel por ano. Desta forma, este gigante elétrico poupa até 196 toneladas de dióxido de carbono em 365 dias.

 

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