São já várias as cidades europeias que têm vindo a implementar medidas para se tornarem mais “ecológicas”. Recentemente informámos aqui que a cidade de Berlim iria proibir a circulação de 200 000 veículos a diesel com o objetivo de reduzir as emissões.
Agora é a vez da capital espanhola, Madrid, que já tem planos para banir a circulação de carros poluentes.
Madrid quer reduzir a poluição para que assim seja mais agradável a circulação das pessoas. Nesse sentido existe já um plano que visa limitar o tráfego de passagem num total de 58 600 deslocações diárias.
Esta medida, que tem vindo a ser preparada desde 2016, é provavelmente uma das mais importantes da legislatura da autarquia presidida por Manuela Carmena.
De acordo com as informações da própria autarquia, o objetivo é a redução da poluição em 40% e a diminuição do tráfego em 37%, para que seja mais agradável aos peões andarem na zona, que também ficará mais bem preparada para as bicicletas e outros meios de transporte sustentáveis.
A medida, que teve a oposição dos partidos de direita (Partido Popular e Cidadãos), pretende eliminar o tráfego de passagem, sem origem ou destino no centro.
Além da cidade de Madrid e Berlim, a cidade de Hamburgo já impôs medidas semelhantes e, em breve, Estugarda e Frankfurt também irão seguir este caminho.