Pplware

Lexus prepara rede de carregamento para carros elétricos

A rede de carregamento poderá ser um dos Calcanhares de Aquiles da mobilidade elétrica. Já vimos várias vezes que a falta de postos de carregamento representa uma barreira à compra de caros elétricos. Aos poucos, as empresas estão a criar mais e mais redes de carregamento públicas, alargando as fontes de energia a serem utilizadas pelos condutores.

Na corrida entrou, agora, também a Lexus, com a sua própria rede de carregamento de carros elétricos: a Lexus Charging Network.


Lexus com nova rede de carregamento (quase) própria

A conhecida divisão da Toyota, a Lexus, anunciou uma iniciativa que permitirá aos condutores dos seus modelos plug-in ter acesso a uma rede de carregamento pública. Embora vá funcionar como uma rede própria, a Lexus Charging Network será gerida pelos principais operadores dos países onde for instalada.

Através da aplicação Lexus Link, os utilizadores poderão verificar, em tempo real, o estado da rede constituída por mais de 1.400 postos em corrente contínua e alternada. Mais do que isso, os clientes poderão registar-se na plataforma oficial da Lexus Charging Network ou na própria aplicação.

Após o registo, os clientes receberão, em casa, um cartão RFID que lhes permitirá aceder a todas as estações da rede de carregamento.

Aplicação da versatilidade

A aplicação da Lexus permitir-lhe-á, entre outras coisas, obter direções para um determinado posto de carregamento, utilizando um navegador à sua escolha ou enviando a rota para o sistema multimédia do veículo.

Para utilizar a estação, o condutor pode recorrer ao cartão RFID ou à aplicação que lerá o código QR da estação. O serviço custará uma subscrição mensal e o valor dependerá do operador do posto de carregamento. Além de Portugal, a Lexus Charging Network estará disponível na Finlândia, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Áustria, Alemanha, Bélgica, Suécia Suíça, Noruega, Países Baixos e Espanha.

Exit mobile version