Pplware

Índia quer mais de 10 mil autocarros elétricos a circular pelas suas cidades

Eventualmente, os carros elétricos serão uma maioria, nas estradas pelo mundo. Pelo menos, é essa a intenção. Na Índia, um mega projeto prevê que comecem a circular pelas cidades do país mais de 10.000 autocarros livres de emissões.


A Índia está a ver alguns países a crescer (de várias formas) e não quer ficar para trás. De modo a tornar-se uma potência global, tem trabalhado para crescer, economicamente, bem como para rivalizar com a China.

Uma das preocupações do país está a par daquela que mais tem motivado a Europa a agir: a dependência energética externa. Assim sendo, o governo da Índia lançou uma iniciativa chamada PM-eBus Sewa, que visa a compra de mais de 10.000 autocarros elétricos, substituindo os atuais modelos por outros mais limpos, silenciosos e com custos de funcionamento mais baixos.

Primeiro-ministro da Índia, Shri Narendra Modi, que aprovou o projeto dos autocarros elétricos “PM-eBus Sewa”.

Com um orçamento de mais de 6,3 mil milhões de euros para aquisição da frota, o projeto prevê a conversão total ou parcial dos atuais autocarros movidos a combustíveis fósseis, em 169 cidades da Índia. Além disso, serão priorizadas as cidades que não dispõem de um serviço de autocarros organizado.

A par dos 10 mil autocarros 100% elétricos, a Índia investirá em infraestrutura dedicada ao carregamento dos veículos, bem como na sua manutenção, durante os próximos 10 anos.

O projeto resultará numa estreia para muitas cidades indianas, assegurando um sistema regulado de transporte público, e melhorará a situação de emprego no país, gerando entre 45.000 e 55.000 postos de trabalho diretos.

Exit mobile version