O mercado de compra e venda de carros continua com algumas falhas por causa dos atrasos na entrega de chips. De acordo com dados recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), dois terços das novas matrículas de 2022 são de carros usados comprados lá fora.
Carros: importação de ligeiros de passageiros usados representou 67,1%
Portugal registou uma subida acentuada na importação e registo de carros em segunda mão. Analisando possíveis problemas, os analistas apontam a falta de chips, que ajudou a “esvaziar” o mercado nacional de carros usados.
Segundo dados apresentados pela ACAP, a importação de ligeiros de passageiros usados representou 67,1% do total de matrículas em Portugal em 2022. No ano passado foram matriculados 104.908 ligeiros de passageiros que “já tiveram uma matrícula noutro Estado”, referiu o secretário-geral da ACAP, Helder Pedro.
Em 2019, antes da pandemia, os carros usados importados representavam 35,5% das matrículas. Foram 79.459 ligeiros de passageiros que já tinham sido registados noutro país. Em 2020, este valor caiu para 58.106, mas com a pandemia o mercado de usados chegou a aumentar 4,5 pontos percentuais.
Em 2021, Portugal comprou 72.586 carros usados no estrangeiro, que representaram quase metade dos matriculados (49,5%).
De relembrar que o Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda carros a gasolina e gasóleo a partir de 2035. O Texto foi aprovado com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções. Esta é certamente uma decisão que vai criar mudanças profundas no setor automóvel.