A Hyundai já revelou a nova geração do seu SUV compacto, o Hyundai KAUAI, na Coreia do Sul. O modelo surge com maiores dimensões e está disponível em diversas motorizações, incluindo 100% elétrica, híbrida e com motor de combustão interna, cada um deles disponível na versão desportiva N Line.
O novo SUV destaca-se ainda pelo seu interior mais espaçoso para um maior conforto dos passageiros, além da possibilidade de levar mais bagagem, e pelas suas tecnologias integradas ainda mais inovadoras.
O desenvolvimento do novo e futurista Hyundai KAUAI iniciou-se com o modelo EV, o que acaba por ser uma abordagem pouco convencional no que diz respeito ao design de automóveis, mas que reflete bem a estratégia de eletrificação da Hyundai. Em todas as suas versões, o modelo está equipado com tecnologias inovadoras, assim como funcionalidades de conforto e conveniência, para melhorar a experiência de condução.
“Adapta-se a qualquer pessoa e estilo de vida”
Segundo o vice-presidente da Hyundai, o “Hyundai KAUAI adapta-se a qualquer pessoa e estilo de vida”, graças às motorizações que oferece e ao “conjunto de tecnologias e caraterísticas de design que irão acrescentar valor ao dia a dia” dos clientes.
Da dianteira robusta e achatada à traseira distinta, os faróis infinitos dão ao Hyundai KAUAI um aspeto harmonioso e único em cada versão. A versão EV destaca-se ainda pelos faróis infinitos pixelizados e é o primeiro modelo da marca sul-coreana a aplicar esta icónica caraterística de design.
O visual desportivo do SUV é acentuado pelo revestimento robusto do arco da roda com faróis dianteiros e traseiros integrados, bem como as suas laterais vincadas e os frisos cromados característicos que ligam a carroçaria ao seu spoiler agressivo. O modelo vem equipado com jantes em liga leve de 19 polegadas, o que é também uma estreia no Hyundai KAUAI.
As versões híbrida e a combustão adotam muitas das caraterísticas de design da versão EV, com uma alteração que a distingue: o para-choques dianteiro destaca-se pela guarda de proteção tridimensional e pela placa de derrapagem, ao invés da grelha do radiador. As versões ICE e HEV contam também com um revestimento de arco de roda preto para maior contraste visual.
A versão híbrida usa entradas de ar reguladas de forma ativa, superiores e inferiores, enquanto a versão a combustão está equipada com apenas uma entrada de ar ativa superior, que garante uma melhoria no coeficiente de drag do novo Hyundai KAUAI. Esta nova tecnologia transmite uma aparência semelhante à EV nas restantes motorizações, melhorando o desempenho aerodinâmico de todas as versões.
A versão N Line acrescenta uma linha prateada que envolve a parte inferior do veículo, tem dupla saída de escape e, com um design mais agressivo da saia lateral que faz a carroçaria parecer mais baixa, tem a sua imagem desportiva mais acentuada.
Entre as opções adicionais desta versão estão ainda um tejadilho preto, um spoiler traseiro e um design distinto da jante de liga leve de 18 polegadas. No interior, está equipada com pedais metálicos e a alavanca de mudanças de velocidade da gama N.
Novo Hyundai KAUAI vem com habitáculo maior e inteligente
O novo Hyundai KAUAI oferece um habitáculo mais espaçoso e versátil para maior conforto dos passageiros e o espaço de bagagem também aumentou. O modelo é líder do segmento nas suas dimensões, com uma distância entre eixos 60mm mais longa, em comparação com a geração anterior.
No que respeita aos bancos traseiros, tem mais espaço para as pernas, 77mm maior, e há 11 mm de espaço extra para a cabeça e a largura total atrás é de 1,402mm. Esta caraterística é complementada pelos bancos diferenciados e robustos, com apenas 85mm de grossura.
Além disso, a alavanca de mudanças de velocidade, integrada na coluna de direção, permite mais espaço para uma consola central livre e clean, que pode ser utilizada para suportes de copos ou para pertences, conferindo-lhe uma aparência interior mais organizada. Os assentos de segunda fila totalmente reclináveis e a bagageira oferecem espaço de até 723 litros.
Já o ecrã duplo integrado de 12,3 polegadas permite uma utilização mais ergonómica e confortável, enquanto a opção “relaxation” dos bancos dianteiros está otimizada para uma distribuição uniforme da pressão corporal, para ajudar a aliviar a fadiga após longos períodos de condução.
A manutenção e as atualizações de sistema do novo Hyundai KAUAI são as mais intuitivas de sempre graças à tecnologia de controlo eletrónico, através de atualizações de software over-the-air (OTA), segundo indicação da marca. Desta forma, os proprietários poupam em custos e têm os automóveis atualizados sempre com o software mais recente.
A bagageira de abertura automática personalizável é uma funcionalidade adicional que oferece maior comodidade aos clientes. Os condutores podem, assim, selecionar a altura e velocidade de abertura da bagageira no ecrã do sistema de infotainment ou premindo o botão de fechar durante três segundos na altura pretendida para o fecho da bagageira.
Hyundai KAUAI oferece mais funcionalidades de segurança
O novo Hyundai KAUAI está repleto de sistemas avançados de assistência à condução, como:
- Travagem Autónoma de Emergência (FCA),
- Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA),
- Radar de ângulo Morto (BCA),
- Saída do Veículo em Segurança (SEW),
- Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA),
- Alerta de Fadiga do Condutor (DAW),
- Monitorização do ângulo Morto (BVM) e
- Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA)
Também está equipado com diversas funcionalidades para facilitar a condução, como:
- Controlo de Velocidade Inteligente (SCC),
- Controlo de Velocidade Inteligente com base na Navegação (NSCC)
- Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA) e
- Assistência à Condução em Autoestrada (HDA)
Para um estacionamento seguro, o novo Hyundai KAUAI conta com inúmeras tecnologias de ponta, como uma Câmara de 360º (SVM), Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCCA), Aviso de Distância de Estacionamento Frontal/Lateral/À Retaguarda (PDW), Assistência de Prevenção de Colisões durante o Estacionamento à Retaguarda (PCA) e Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA).
Na Coreia do Sul, para os que optarem pela versão de motor a combustão poderão escolher entre um motor 1.6T-GDi ou 2.0L Atkinson. O 1.6T-GDi gera um binário estimado de 198 ps e até 265 Nm. A duração de abertura de válvulas continuamente variável regula a sua abertura de acordo com as necessidades do condutor. O motor 2.0L produz uma estimativa de 149 ps e até 179,5 Nm de binário, combinado com uma Transmissão Variável Inteligente (TVI) para máxima eficiência.
A versão HEV disponível na Coreia do Sul tem um motor de injeção direta 1.6-L GDi, combinado com um motor elétrico que proporciona uma aceleração impressionante e de alta eficiência com uma potência combinada de 141 ps e até 265 Nm de binário.
Mais detalhes sobre o novo Hyundai KAUAI para o mercado europeu, incluindo a versão EV, serão divulgados em março.