Ainda que muito se fale da eletrificação, as fabricantes de automóveis continuam a produzir bons carros de combustão, garantindo uma resposta àqueles que não querem entrar, para já, na onda dos elétricos. Este novo Hyundai i20 é alimentado a gasolina e promete espalhar estilo extra pelas estradas.
O Pplware não podia deixar de o testar e… sim, é um carro para o dia a dia que não compromete, principalmente pela sua simplicidade e funcionalidade.
Hyundai i20: Um citadino que o vai surpreender
A fazer jus ao momento em que vivemos, a Hyundai tem apresentado propostas muito interessantes no segmento dos elétricos, mas mantém-se com alternativas com motor de combustão também muito apetecíveis. A escolha pode não ser clara e, por isso, testámos uma das opções da fabricante: o Hyundai i20 1.0 T-GDi, com dupla pintura.
Este novo modelo da Hyundai apresenta ao consumidor o conceito recente de Sensuous Sportiness (em português, Sensualidade Desportiva). Afinal, é um carro que seduz, além de cumprir a palavra da marca relativamente às suas valências.
Do modelo anterior para este, a Hyundai aumentou a distância entre os eixos (2.580 mm), a largura (1.775 mm) e o comprimento (4.040 mm), diminuindo apenas a altura (1.450 mm). Dessa forma, garante mais espaço interior e um aspeto exterior mais robusto, que pode ser completado com uma pintura metalizada, metalizada especial ou sólida.
Mais ainda, a Hyundai equipou este i20 1.0 T-GDi com jantes em liga leve de 17″ e pneus 215/45 R17 91V.
Interior confortável e espaçoso
Uma vez dentro do carro, saltam à vista as cores do painel de instrumentos, ilustrado num ecrã Supervision Cluster de 10,25 polegadas, e um rádio digital com ecrã tátil de oito polegadas e seis altifalantes. Embora não seja muito personalizável, os grafismos são simples e a interface é bastante responsiva.
Pelo aumento que concedeu, a Hyundai conseguiu que o interior do seu i20 1.0 T-GDi Style ofereça mais espaço aos ocupantes, sendo que o banco traseiro alberga confortavelmente duas pessoas, ficando a terceira menos cómoda.
A bagageira deste novo Hyundai garante uma capacidade de 352 litros.
Não traz pneu sobresselente, mas está equipado com um kit de reparação de pneus.
A tecnologia que já não pode faltar
Conforme habituou os seus clientes, a Hyundai equipou o seu i20 1.0 T-GDi Style com alguma tecnologia essencial: os dois ecrãs que mencionámos em cima e um sistema Bluetooth. Além disso, assegura, entre outros:
- Coluna de direção com regulação manual em altura e profundidade
- Ar condicionado com desembaciamento automático
- Alerta de passageiros nos bancos traseiros
- Bloqueio automático das portas
- Câmara traseira de auxílio ao estacionamento
- E-Call
- Cruise Control
- Sistema de controlo automático dos máximos
- Seleção do modo de condução entre Sport, Eco e Normal
- Sensor de chuva que ativa o limpa-para-brisas automaticamente
Como também não poderia deixar de ser, integra Apple Carplay e Android Auto.
Algumas características que poderão ser uma vantagem extra para algumas pessoas são a chave retrátil com comando à distância, comandos no volante, portas USB, travagem autónoma de emergência, e alerta de fadiga do condutor.
Algum equipamento já é transversal aos vários segmentos da Hyundai.
Desempenho
Este Hyundai i20 1.0 T-GDi é movido a gasolina e garante 998 cc de cilindrada e 188 km/h de velocidade máxima. A caixa é manual e possui seis velocidades, estando também disponível uma caixa automática DCT.
Importa mencionar que, em média, tem um consumo combinado de 5,4 litros aos 100km.
Ficha técnica
Motor
- Arquitetura: 3 cilindros em linha
- Capacidade: 998 cm³
- Posição: Dianteira transversal
- Carregamento: Injeção direta + Turbo + Intercooler
- Distribuição: 2 a.c.c.; 4 válv./cil. (12 válv.)
- Potência: 100 cv às 6000 rpm
- Binário: 172 Nm às 1500 rpm
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Caixa de velocidades: Manual de 6 velocidades
Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4040 mm / 1750 mm / 1450 mm
- Distância entre os eixos: 2580 mm
- Bagageira: 352 litros
- Jantes / Pneus: 215/45 R17
- Peso: 1140 kg
Consumo e Performances
- Consumo médio: 5,3 l/100 km
- Emissões de CO₂: 120 g/km
- Vel. máxima: 180 km/h
- Aceleração: 10,4s
Garantias
- Mecânica: 7 anos sem limite de quilómetros
Preço
Em Portugal, o Hyundai i20 1.0 T-GDi com tejadilho preto está disponível desde 20.410 €.
Veredicto
Não há dúvidas que em Portugal, o segmento B é desde há vários anos o garante da liderança de vendas do mercado automóvel. Portanto, esta aposta da Hyundai vai ao encontro dessa procura substancial e o Hyundai i20 é uma das propostas mais equilibradas dessa oferta. Apesar do preço dos combustíveis ter influência na decisão consumidor no mundo atual, esta oferta, simplicidade e durabilidade dos equipamentos, assim como um preço competitivo, coloca o Hyundai i20 lado a lado com os pesos pesados deste segmento.
Em termos de condução, o condutor tem em mãos um veículo com um bom comportamento dinâmico, graças a um “nervoso” motor 1.0 T-GDi. Sim, o design está bem conseguido, e dá um aspeto mais “sport” ao carro. De relembrar que o Hyundai i20 tem o modo de condução desportivo, mas que está um pouco camuflado, não sendo uma opção que esteja “ali à mão” e mesmo ao usar, a sensação é que o carro passou de nervoso para hiperativo.
Tudo isto configura uma boa relação preço/equipamento. Acrescenta ainda uma garantia imbatível (são sete anos sem limite de quilómetros). Tudo isto conta e são argumentos para dar ao carro sul-coreano trunfos para bater a concorrência.
Há alguns pontos menos positivos, como é o ruído mais notado em pisos irregulares, paralelo, por exemplo. Poderia existir um ou outro “mimo” da marca acrescentando o sensor de ângulo morto, que tanta falta faz hoje em dia. Mas, por 18 335 €, o conjunto está a muito bom preço.