Fomos conhecer o novo Honda CR-V Hybrid. Esta é a quinta geração do CR-V, mas é a primeira vez que um Honda SUV, na Europa, está disponível com tecnologia híbrida.
O paradigma automóvel está a mudar e a marca japonesa também se adaptou à eletrificação dos seus carros. Venha connosco neste ensaio Honda.
O novo CR-V Hybrid vem dilatar a oferta e traz alguns trunfos que a tornam bastante atraente. Não é por acaso que o mais recente SUV da Honda obteve classificação máxima nos testes de segurança EuroNCAP. Vamos perceber onde estão os seus trunfos.
Inovação Honda Intelligent Multi-Mode Drive
Desde logo e quando o conduzimos percebemos que a tecnologia i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive), traz performance e eficiência. Falamos no combinar de um motor 2.0 a gasolina e dois motores elétricos. Tudo isto com suporte de uma pequena bateria que também recolhe a energia recuperada nas travagens.
A potência máxima combinada é de 184 cv (135 kW) com um binário de 315 Nm.
Condução segura e eficiente
A condução torna-se suave graças a uma transmissão com uma velocidade (não há caixa de velocidades) e a tração pode ser dianteira ou 4×4. Traz um sistema multidisco que liga as rodas traseiras, graças a um diferencial no eixo posterior em condições de difícil aderência.
O combinar destas tecnologias, permite à marca japonesa reivindicar um consumo de 5,3 l/100 km na versão de tração dianteira e 5,5 l/100 km na versão 4×4. Ficamos igualmente agradados pela velocidade máxima, já que permite chegar aos 180 km/h e o arranque leva este SUV dos 0 as 100 km/ em 8,8 ou 9,2 segundos.
O novo SUV também tem características ricas para tráfego urbano. Isto porque a sua bateria na carga máxima, permite percorrer dois quilómetros em modo elétrico. Ótimo para o “para-arranca” e pequenos percursos.
Um habitáculo espaçoso e com qualidade
No habitáculo, temos de referir a qualidade dos materiais. Este é um ponto importante num SUV que pesa 1672 kg. Isto porque o interior acomoda cinco lugares para uma viagem confortável. Poderia ter mais uma fila de lugares, dado o desenho do chassi, contudo, a disposição do sistema elétrico ocupa o espaço da terceira fila de bancos. Esta fila está apenas disponível na proposta a gasolina mais potente.
Nos que toca a espaço da bagageira, esta tem um volume de 497 litros. Com a possibilidade de deitar os bancos e com isso ganhamos mais um bom espaço para transportar cargas.
Painel de controlo bastante iluminado
A informação ao condutor é rica, acessível, embora necessite de alguns minutos para perceber como tudo pode ser obtido num olhar rápido.
O painel de instrumentos foi desenhado para informar o condutor dos principais pontos de condução. O painel de 7 polegadas em frente ao condutor combina o velocímetro numérico com as informações do sistema híbrido: fluxo de energia, autonomia e computador de viagem.
Destaca-se uma animação que permite saber a recuperação de energia, a carga das baterias e o nível de combustível, à esquerda. Os LEDs no topo do painel permitem informar o condutor do tipo de eficiência da sua condução, uma indicação útil para gerir o nervosismo do pedal.
Muitos cavalos, mas que respeitam a pose
Já que falamos no controlo do pedal, notamos que o Honda CR-V Hybrid é um elétrico com motor a gasolina, mas com um arranque mais lento e progressivo.
Por norma, um motor elétrico tem um arranque mais agressivo, neste não notamos isso. Pisando o acelerador, o SUV faz-se notar híbrido mais lento e progressivo. Com uns quilómetros já feitos, fomos percebendo que é possível termos um arranque que não compromete de imediato o consumo de energia das baterias.
Se pisar com toda a vontade do pedal, aí os cavalos respondem e verá uma resposta agressiva, mas não podemos esquecer que este é um SUV e grande.
A direção é precisa, fácil de manobrar e nas travagens, mesmo quando o fazemos de forma brusca, passa para o condutor a segurança de se adaptar às reações dos elementos de travagem.
Tecnologia i-MMD é sinónimo de eficiência
A tecnologia i-MMD exclusiva da Honda alterna a forma inteligente e automática entre três modos de condução para proporcionar a maior eficiência possível.
Esses modos incluem:
- EV Drive – consome energia da bateria de iões de lítio para alimentar o motor de propulsão elétrica e acionar as rodas (com o motor a gasolina desligado)
- Hybrid Drive – o motor a gasolina alimenta um segundo motor / gerador que suplementa a energia elétrica da bateria
- Engine Drive – Um mecanismo de travagem e embraiagem que cria uma conexão direta entre o motor a gasolina e as rodas.
Em termos de condução, sem dúvida que estamos perante uma aposta familiar muito interessante, tem consumos interessantes para o veículo que é. Na nossa condução registámos consumos entre os 5,8 e os 6,4 litros/100 km com a versão 4×2, mas fizemos por várias vezes os cavalos mostrarem o que valiam.
É um híbrido que exige que o condutor tenha curiosidade para o conhecer, pois, para ser eficiente e com boa performance, há algum tempo de habituação. A nossa apreciação, contudo, é que esta é uma excelente aposta para um veículo familiar para qualquer circunstância.
Um aspeto importante e de salientar é o facto deste veículo apenas pagar classe 1 na Via verde.
Preço e disponibilidade
O novo Honda CR-V Hybrid está já disponível a partir de 38 500 €, na versão de equipamento Comfort. A gama Honda CR-V apresenta, para além da versão Hybrid, uma motorização a gasolina 1.5 i- VTEC.
Este artigo teve o apoio da Honda, a quem agradecemos a cedência do Honda CR-V Hybrid para test drive.