Pplware

Hidrogénio: Postos de abastecimento a cada 200 km

O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu (PE) chegaram hoje, terça-feira, a acordo para aumentar o número de estações de carregamento de veículos elétricos, até 2030, e de abastecimento de hidrogénio. Bruxelas quer abastecimento de hidrogénio nos centros urbanos e a cada 200 km.


Ponto de carregamento a cada 200 km, seja para automóveis como camiões

Há novidades no que diz respeito a hidrogénio. Hoje foi assinado um acordo para aumentar o número de estações de carregamento. O acordo político vai permitir a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos para os transportes rodoviários, para o fornecimento de eletricidade a partir da rede terrestre nos portos marítimos e interiores e para o fornecimento de eletricidade a aeronaves estacionadas, segundo revela a informação da Lusa.

No que diz respeito aos carregamentos elétricos, para cada automóvel elétrico deve ser fornecida uma potência de 1,3 kW através de uma infraestrutura de carregamento acessível ao público. A partir de 2025, em cada troço de 60 km da rede transeuropeia de transportes (RTE-T) deve ser instalada uma estação de carregamento rápido mínimo de 150 kW.

As estações de carregamento para veículos pesados, por seu lado, têm de ser instaladas a cada 60 km ao longo da rede principal da RTE-T e a cada 100 km na maior rede global da RTE-T a partir de 2025, devendo a cobertura total da rede estar completa até 2030, segundo revela a agência de notícias.

Relativamente ao hidrogénio, Bruxelas quer um ponto de carregamento a cada 200 km, seja para automóveis como camiões.

Para alcançar este objetivo até 2030, a Europa terá de reduzir as suas emissões num mínimo de 55% comparativamente aos níveis de 1990.
Exit mobile version