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Há uma solução para recarregar um camião elétrico no tempo de abastecer um a diesel

A solução ambientalmente sustentável para o transporte pesado não é unânime. Contudo, os testes vão sendo feitos e as conclusões sendo tiradas. A Alemanha, por exemplo, encontrou uma alternativa que permite recarregar um camião elétrico no mesmo tempo de abastecer um modelo a diesel.


Um dos desafios da eletrificação ou do abandono dos combustíveis fósseis, no geral, é o transporte pesado, pelos veículos serem diferentes e responderem a necessidades mais exigentes.

Agora, um projeto alemão tentou desenvolver uma alternativa, que já está, aliás, a ser aplicada aos veículos elétricos ligeiros: a troca de baterias.

A ideia da Universidade Técnica de Berlim passa por implementar um sistema de estações, onde as baterias descarregadas são substituídas por outras carregadas.

O projeto eHaul decorreu em condições reais, incluindo dois camiões elétricos adaptados, a circular, diariamente, entre as cidades alemãs de Dresden e Berlim.

Durante os testes, em vez de pararem num posto de carga, os camiões elétricos viram os seus packs de bateria substituídos por outros já carregados, numa operação que, segundo os responsáveis ​​do projeto, não ultrapassou o tempo de abastecimento de um camião a diesel. Esta solução mostrou que “poderia ser económica para empresas de logística”.

Os modelos elétricos de camião utilizados possuíam baterias com capacidade média de 440 kWh, dividida em dois pacotes de 220 kWh cada. Apesar disso, os responsáveis pelo projeto esclarecem que isso pode ser ajustado, conforme a necessidade de cada cliente. Por exemplo, com baterias menores, mais leves e mais baratas.

Além de o custo de propriedade estar, segundo a equipa, no mesmo nível dos modelos elétricos a bateria e dos modelos a diesel, esta seria uma alternativa mais económica aos camiões movidos a hidrogénio – a opção ampla e fortemente apontada como substituta ideal dos modelos alimentados por combustíveis fósseis.

Agora, considerando que o projeto terminou em setembro, o desafio é alargar os testes a uma rede de camiões elétricos maior e perceber, junto das fabricantes, a melhor forma de levar a mudança a cabo.

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