Pplware

Governo pretende subir para 8 milhões os incentivos aos elétricos

Como é do conhecimento dos portugueses, o Governo dá incentivos para quem pretenda comprar carros elétricos.

De acordo com informações recentes, sem avançar uma data, o secretário de Estado da Mobilidade referiu que os incentivos à compra de veículos elétricos “deixarão de fazer sentido”, mas “ainda não é o momento”.


Governo quer disponibilizar oito milhões para veículos elétricos

O secretário de Estado da Mobilidade Eduardo Pinheiro revelou que, com a evolução da oferta e dos preços dos veículos elétricos, a curto prazo os incentivos à compra deixarão de fazer sentido. Mas “ainda não é o momento”, afirma, justificando a intenção de duplicar esse apoio em 2022, refere o Jornal de Negócios.

Segundo Eduardo Pinheiro…

a oferta do setor automóvel é cada vez maior e mais acessível e haverá no futuro uma evolução ao nível das baterias que reduzirá substancialmente a diferença entre o custo de um automóvel a combustão e um 100% elétrico”, mas que “neste momento, ainda faz sentido este apoio

De referir que em 2017, os incentivos para aquisição de elétricos foi de “pouco mais de dois milhões”. Em 2019 o valor subiu para os três milhões e passou para quatro milhões em 2020. A intenção do Governo para 2022 é de “apresentar uma proposta de oito milhões”.

Segundo o governante…

A substituição de carros a combustão por carros elétricos não é a única solução, até porque o problema não é só a poluição e as emissões de gases com efeito de estufa, é também o congestionamento que temos nas cidades. Isso não se resolve com uma substituição direta entre um veículo e outro. Tem de haver um reforço do transporte público e aposta nos modos ativos, mas continuaremos a ter automóveis ligeiros e de mercadorias

Sobre os transportes, Eduardo Pinheiro defende que é mais importante melhorar a qualidade e a quantidade da oferta, do que serem gratuitos.

Exit mobile version