Por acreditar que “a funcionalidade nunca deve existir sem a diversão”, a FIAT inspirou-se no seu Panda e desenvolveu concepts verdadeiramente surpreendentes. Espreite os vários modelos!
Os carros têm um aspeto cada vez mais futurista, indo o conceito além da tecnologia que os equipa. Preparados ou não, a FIAT decidiu presentear os entusiastas de automóveis, bem como os fãs da marca, com uma família de concepts que prova que o futuro já está a acontecer.
Apesar de serem inspirados no seu Panda, é possível que se surpreenda.
Num mercado global de mobilidade em constante mudança, há aqueles que sonham com um futuro melhor e aqueles que dão passos concretos em direção a um amanhã mais sustentável e responsável. A FIAT provou que o futuro já está aqui com a revelação da sua nova família de conceitos inspirados no Panda.
Pode ler-se, num comunicado oficial da FIAT.
O novo “jogo global” foi anunciado hoje, num vídeo, a partir do qual Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, apresenta os próximos lançamentos da marca ao volante de um Panda. Este modelo “tem desempenhado um papel importante na forma como vivemos o automóvel há mais de quarenta anos”.
Chamado, também, “símbolo da criatividade italiana”, o Panda inspirou a nova família de concepts.
O novo conjunto de concepts foi concebido “para conquistar as ruas do mundo e completar a gama da marca”. Graças ao Stellantis, a FIAT tem acesso a uma nova plataforma global, à qual acrescentou a sua marca distintiva de criatividade italiana.
A FIAT é uma marca global com 1,3 milhões de automóveis vendidos no ano passado e uma liderança sólida em muitas partes do mundo. Estamos num jogo global e o nosso próximo passo será a transição de produtos locais para uma oferta global que possa beneficiar todos os nossos clientes em qualquer parte do mundo.
Estamos entusiasmados por partilhar este vislumbre do nosso futuro; um futuro muito próximo, na verdade, uma vez que o primeiro automóvel será apresentado dentro de 4 meses durante a celebração do 125.º aniversário da marca. A esse automóvel seguir-se-á um novo modelo todos os anos.
Partilhou a FIAT, anunciando que o primeiro novo produto será revelado no próximo mês de julho, seguindo-se o lançamento de um novo veículo todos os anos até 2027.
Os novos automóveis partilharão a mesma filosofia: “a funcionalidade nunca deve existir sem a diversão”; bem como a mesma tecnologia: uma plataforma global única onde os novos modelos podem ser fabricados numa base de relevância local.
A plataforma multi-energia única também permitirá que os próximos modelos FIAT sejam equipados com todos os tipos de motorizações (elétrica, híbrida e ICE).
Além disso, a nova família será caracterizada por uma utilização eficiente do espaço e por materiais sustentáveis. Cada um dos novos modelos será uma interpretação única e original do espírito inclusivo, acessível e engenhoso que permitiu à marca criar veículos com interiores modulares, visuais únicos e personalidades arrojadas.
A FIAT está a aceitar o desafio de produzir automóveis mais sustentáveis e acessíveis com a sua abordagem “menos é mais”, eliminando peças redundantes e reduzindo materiais poluentes como os cromados, as ligas, o couro e as espumas dos bancos. Mais, assegura uma atenção renovada ao desempenho aerodinâmico
Conheça os concepts inspirados no FIAT Panda
City Car
Maior do que o atual Panda, uma espécie de “Mega-Panda”, o seu design foi inspirado no local de nascimento da marca: o icónico edifício Lingotto em Turim, com a sua famosa pista de testes no telhado.
Os designers da FIAT inspiraram-se em algumas das características especiais do Lingotto ao criarem a nova linguagem de design, incluindo a leveza estrutural, a otimização do espaço e o brilho.
Entretanto, a forma oval da pista “La Pista 500” no tejadilho deixou a sua marca em alguns dos aspetos do interior do novo modelo: desde o painel de instrumentos ao ecrã e aos bancos.
Além disso, a FIAT está a dar uma ênfase especial na utilização de materiais sustentáveis, incluindo plásticos reciclados e tecidos de bambu. A marca pretende eliminar algumas das barreiras a uma mobilidade mais sustentável.
Pick-Up
A Pick-Up é o segundo conceito que aparece no vídeo. A FIAT é líder de mercado na América do Sul e a Pick-Up Strada é o veículo mais vendido no mercado brasileiro. Para o futuro, a FIAT tem a certeza de que este tipo de veículo pode replicar o seu sucesso a nível global, mesmo na Europa.
O novo conceito de Pick-Up da FIAT coloca diversão na funcionalidade e responde à redescoberta global do tempo livre como um valor para as pessoas. Este veículo combina o conceito de uma Pick-Up com a funcionalidade de um VCL e o conforto de um SUV, num tamanho adequado aos ambientes urbanos de todo o mundo.
Fastback
Herdeiro de dois dos maiores sucessos da Marca – o Fiat Fastback no Brasil e o Fiat Tipo no Médio Oriente e África – este Fastback pretende seguir as suas pisadas e afirmar-se a nível global na América Latina, Médio Oriente e África, e mesmo na Europa.
Este concept é construído sobre a mesma plataforma modular, apresentando um toque desportivo e um desempenho aerodinâmico.
SUV
O quarto conceito do vídeo é um SUV familiar espaçoso, uma espécie de “Giga-Panda”. Em linha com o papel da FIAT como pioneira da mobilidade acessível, inovadora e sustentável, o veículo é mais uma confirmação da ênfase especial que a marca está a dar às necessidades do transporte familiar.
O conceito de SUV da FIAT vai ao encontro das necessidades dos clientes em termos de segurança, versatilidade e design, trazendo espaço e robustez às famílias de todo o mundo.
Camper
O último conceito apresentado é o derradeiro veículo “do-it-all”, uma vez que apresenta o novo estilo dolce vita e reconecta as pessoas umas às outras e à natureza. Este conceito presta homenagem à “Fun-ctionality” do Panda dos anos 80, recordando a versatilidade de um automóvel feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um companheiro de confiança.