No início deste mês de abril informámos que a fábrica da Tesla em Xangai já estaria fechada há algum tempo devido ao aperto das restrições contra a pandemia da COVID-19 que tem aumentado na China.
E segundo as mais recentes informações, a empresa agora estará mesmo a forçar os trabalhadores a dormirem nas instalações como forma de compensar o tempo perdido.
Tesla de Xangai quer que os trabalhadores durmam no trabalho
De acordo com as informações avançadas pelo Bloomberg, os funcionários da fábrica da Tesla em Xangai, para além de trabalharem, estarão a ser forçados a também dormir nas instalações. Tal estará a acontecer após as instalações de produção dos carros elétricos ter estado encerrada durante três semanas devido ao agravamento das restrições contra a pandemia da COVID-19 na China.
Segundo os pormenores revelados, a Tesla está a distribuir sacos-cama e colchões pelos trabalhadores, de forma a que estes possam dormir mesmo no chão da fábrica, entrando assim num sistema de ‘loop fechado’, onde trabalham, vivem e dormem no mesmo local.
Tal como indica o Bloomberg, a empresa de Elon Musk enviou um comunicado aos funcionários, onde estes pormenores são mencionados e onde é também referido que o chão da fábrica terá destacadas determinadas zonas onde as pessoas podem dormir. Existem também áreas específicas para tomarem banho, comerem e ainda se divertirem. Os detalhes indicam que os trabalhadores das instalações de Xangai receberão três refeições por dia e ainda um subsídio de 400 yuans, cerca de 60 euros.
Para além disso, estão também pensadas as várias medidas contra a COVID-19, onde cada trabalhador fará um teste por dia ao longo dos primeiros três dias de trabalho, a temperatura corporal será também medida duas vezes por dia e devem ainda lavar as mãos quatro vezes por dia.
As informações indicam que este sistema começou em funcionamento nesta segunda-feira (18), sendo que se estima que os trabalhadores vivam na fábrica até ao dia 1 de maio. O objetivo será então recuperar o tempo e a produção perdida devido ao encerramento a que a pandemia obrigou.
A fábrica de Xangai é a maior da Tesla e produz semanalmente cerca de 6.000 carros Model 3 e 10.000 Model Y.