A Tesla tem criado uma revolução no segmento automóvel e com isso obrigado a que as empresas dessa área inovem e renovem a sua oferta. Depois dos carros, em novembro deste ano a Tesla apresentou o Tesla Semi, a aposta da marca americana no mercado dos veículos pesados.
Agora o Tesla Semi tem mais um rival de peso. Vamos conhecer o ET-One.
Chama-se ET-One e é um camião elétrico, à semelhança do Tesla Semi, que pertence à empresa americana Thor Trucks. Esta empresa californiana, ainda considerada uma startup (“apenas” tem 18 funcionários), foi criada por um jovem de 25 anos e entra agora no mercado dos veículos pesados elétricos.
Dos 18 funcionários, destaque para um ex-funcionário da Navistar, uma empresa constrói camiões e autocarros também para um engenheiro mecânico que já trabalhou na Boeing e na Faraday Future.
De acordo com as informações, o Thor ET-One tem a capacidade de transportar até 36 toneladas e propulsão exclusivamente elétrica. Este camião elétrico vem equipado com dois packs de baterias com células LG Chem, que se encontram montadas em ambos os lados do chassi.
Em termos de autonomia, o Thor ET-One garante até 480 Km. É provável que seja lançada uma versão mais “low cost” que apenas garanta uma autonomia até 160 Km.
Quando chegará ao mercado? E preço?
De acordo com alguns rumores, este camião só chegará ao mercado em 2019. O ano de 2018 será para a realização de testes. O preço base rondará os 150 mil dólares, para a versão que apenas garante 160 Km. Já a versão com autonomia para 480 Km deverá rondar os 250 mil dólares.
Via Trucks