Pplware

Está confirmado! Matrículas dos carros já não vão ter data

O Governo vai acabar com a data nas novas matrículas dos carros! A informação já tinha sido avançada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), tendo sido agora validada pelo Governo.

Para os carros já matriculados, está também definido em Diário da República que os condutores vão poder retirar essa informação.


Foi publicada em Diário da República o decreto-lei informação relativa às novas chapas de matrícula. Como é sabido, as novas matrículas mudaram em termos de numeração, mas agora vão também perder a informação sobre o ano e mês do veículo. Segundo o Decreto-Lei n.º 2/2020…

Através do presente decreto-lei efetua-se a harmonização do modelo de chapa de matrícula com o da generalidade dos Estados-Membros da União Europeia, que não apresentam referência à data da primeira matrícula do veículo

A referência ao ano e mês de matrícula é única na União Europeia, verificando-se que, atualmente, só em Itália é possível indicar o ano da matrícula.

Além das alterações para as novas matrículas, também as mais antigas vão poder ser alteradas. Segundo a informação…

Os modelos que agora se aprovam passam a ser obrigatórios para todas as matrículas atribuídas a partir da data em que se esgotar a atual série de números de matrícula, podendo as chapas de matrícula que já se encontram instaladas no parque de veículos em circulação manter-se em uso, sem necessidade de substituição, que poderá, no entanto, ser efetuada pelos proprietários dos veículos caso assim o desejem.

Movo modelo para chapas de matrículas

Através deste novo modelo de chapas de matrícula será possível estabilizar o processo de produção de matrículas durante um longo período, sendo possível estimar como tempo máximo possível de utilização do modelo AA-00-AA cerca de 74 anos. Ademais, este novo modelo permitirá considerar a inclusão de três algarismos na matrícula.

De acordo com a ACAP, sé em 2019 total de 267.828 veículos em 2019, dos quais 5.575 pesados e 262.253 ligeiros (223.799 de passageiros e 38.454 de mercadorias).

Como se pode ver na imagem seguinte, as novas matrículas serão constituídas por um grupo de duas letras, seguido de um grupo de dois algarismos (que poderá vir a ser três) e outro grupo de duas letras. A separação é feita através de traços. Com o novo decreto de lei, cai a zona amarela onde estava a informação sobre o ano e o mês.

 

Exit mobile version