São várias as cidades Europeias que têm vindo a aprovar legislação com o objetivo de banir a circulação de veículos a diesel.
A capital espanhola Madrid também tem planos para banir a circulação de carros poluentes, mas há agora uma intenção ainda mais forte por parte do Governo Espanhol que quer banir carros a gasolina, gasóleo e até híbridos já a partir de 2040.
O Governo Espanhol tem vindo a preparar legislação com o objetivo de proibir a emissão de matrículas para veículos movidos a combustíveis fósseis e até híbridos.
Esta lei foi criada no âmbito da transição energética e combate às alterações climáticas e apenas será aplicada em 2040. No entanto, a Comissão Europeia está disposta a não apoiar e até impedir tal lei segundo revela o site eleconomista.
E se a lei for aprovada?
Segundo dados de 2015, a Espanha emite mais de 339 milhões de toneladas de CO2 por ano. O objetivo é reduzir drasticamente tal valor, sendo que o Governo pretende que em 2030 o valor de CO2 se situe nos 230 milhões (uma redução na ordem dos 30%).
Como referido, o objetivo do Governo Espanhol é travar a circulação de veículos com motor a combustíveis fósseis, mas também não será possível adquirir a partir de 2040 veículos a gasolina, gasóleo e até híbridos. No caso dos híbridos plug-in, a lei ainda não é muito clara.
Esta lei será apresentada ao parlamento no final do ano e poderá contribuir para que Espanha cumpra as suas obrigações do acordo de Paris no que diz respeito às alterações climáticas.
O Reino Unido e a França já têm planos para banir veículos com motores de combustão a partir de 2040. A Dinamarca pretende que tal aconteça já em 2030.