Pplware

Elon Musk promete condução autónoma na Tesla em 2019 e frota de táxis robô até 2020

Para além de criar carros elétricos únicos, a Tesla tem outros planos para o seu futuro. Elon Musk quer apostar nos carros autónomos e tem ideias bem precisas do que pretende fazer.

Estas suas ideias foram agora apresentadas, num evento da marca, prometendo já para este ano a chegada dos Tesla com condução autónoma. Há mais planos, que incluem ainda uma frota de milhares de táxis robô até 2020.


Foi no evento de hoje da Tesla, dedicado aos investidores, que a marca apresentou as ideias de Elon Musk para o campo dos veículos autónomos. O CEO da empresa declarou que os seus carros estão já a ser equipados com o hardware necessário para ter esta capacidade.

Elon Musk quer Tesla com condução autónoma já este ano

Os seus planos preveem que ainda este ano os Tesla possam ter a capacidade de se conduzir sozinhos, usando apenas o hardware presente e as 8 câmaras que equipam esta plataforma. O grande foco dos próximos meses estará no software, que necessita de ser melhorado e preparado.

A Tesla irá usar uma rede neuronal para permitir esta capacidade de condução, ao mesmo tempo que esta irá ser alimentada por informação dos próprios carros. Estes dados adicionais vão servir para ensinar os sistemas e melhorá-los.

Curiosamente, Elon Musk não entende a utilização do LiDAR (Light Detection and Ranging). Para ele, todo o hardware presente nos Tesla é suficiente. Bastará recorrer à computação e às 8 câmaras presentes nos carros para estes conseguirem ser autónomos.

Tesla apresentou “o melhor chip do mundo”

Para suportar toda esta nova capacidade de condução, a Tesla esteve a preparar deste 2016 algo essencial. Falamos do Full Self Driving Chip, novo microchip da empresa, que será dedicado à condução autónoma.

Elon Musk chamou-lhe “the best chip in the world” e está já a ser colocado nos Model S e Model 3 há cerca de 1 mês. O seu poder é 21 vezes maior que o atual da Nvidia e fica 20% mais barato de construir. Terá sistemas redundantes para garantir que é imune a falhas e a problemas.

Uma frota de robôs táxis da Tesla já em 2020

Com esta capacidade a chegar, a Tesla quer preparar uma frota de táxis robôs. Elon Musk estima que ainda em 2020 este serviço estará lançado em algumas cidades dos EUA. Vão ser os próprios utilizadores a poderem disponibilizar os seus carros.

Os planos são ambiciosos e a Tesla espera ter no próximo ano um milhão destes táxis na estrada, com um nível 5 de autonomia. A empresa quer concorrer diretamente com a Uber e outras empresas, com a vantagem de conseguir ter preços mais baixos por quilómetro percorrido.

Os planos da Tesla e de Elon Musk são ambiciosos e difíceis de cumprir num tão curto espaço de tempo. A empresa deverá dedicar-se a melhorar o software dos seus carros para assim terem a capacidade de se conduzirem sozinhos e de poderem ser usados em cenários diferentes dos que estamos habituados a ver.

Assista à apresentação de Elon Musk e conheça as novidades

Exit mobile version