No seguimento da investigação iniciada pela Comissão Europeia em outubro passado às subvenções estatais chinesas a fabricantes de automóveis elétricos, a Comissão Europeia adotou esta terça-feira novas tarifas a aplicar às fabricantes de carros elétricos chineses. E são pesadas!
Exemplo: Carro Elétrico da MG terá uma tarifa de 45,3%
Para evitar concorrência desleal face às subvenções da China, a UE adotou tarifas de até 35% em 5 anos para carros elétricos chineses. De acordo com o porta-voz da instituição para a tutela do Comércio, Olof Gill, em Bruxelas…
A Comissão Europeia adotou hoje direitos de compensação definitivos sobre as importações de veículos elétricos a bateria provenientes da China por um período de cinco anos
Segundo Olof Gill, apesar do que está a acontecer, “a UE e a China continuam a trabalhar arduamente para encontrar uma solução alternativa e mutuamente aceitável”.
De relembrar que Bruxelas concluiu terem existido apoios ilegais por parte de Pequim, o que terá possibilitado que estes veículos entrassem rapidamente no mercado da UE a um preço bastante menor do que os dos concorrentes comunitários.
As tarifas a aplicar são: 35,3% à SAIC, 18,8% à Geely e 17% à BYD, bem como de 20,7% (média ponderada) a outras empresas que colaboraram no inquérito e de 35,3% às que não o fizeram. A Tesla terá uma taxa individual do direito fixada em 7,8%, enquanto exportador da China.
Às taxas indicadas, acrescem ainda 10% a importação de veículos elétricos de qualquer proveniência. Como exemplo, um MG elétrico (marca que pertence à SAIC) irá pagar agora de tarifa 45,3% (10% + 35,3%).