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“Consumidores devem poder controlar a sua fatura da luz”. Esta empresa dá a ferramenta!

A fatura da luz é, normalmente, uma questão delicada. Mais ainda, agora, com o aumento generalizado dos preços. Uma empresa, que assume uma “transparência nórdica”, defende que os consumidores devem poder ter acesso a dados que lhes permitam controlar a sua fatura de eletricidade.


O preço da luz não é estanque e a verdade é que existem fatores externos que fogem ao controlo dos consumidores. Por exemplo, a maior procura, especialmente em meses que registam temperaturas mais extremas, como é o caso de dias de verão e inverno, e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia, que disparou o preço de várias coisas, em vários setores.

Apesar dessas variáveis que não podem ser controladas pelos consumidores, há aspetos que, por sua vez, estão nas suas mãos e podem fazer a diferença, ajudando-os a pagar menos.

Tendo em conta esta questão, já há empresas – pequenas, é certo – que eliminam os custos adicionais aplicados pelas empresas de energia para o fornecimento de eletricidade. O Hipertextual falou com a Chippio, uma startup que defende que os “consumidores devem poder controlar a sua fatura da eletricidade”.

Pol Brau, responsável pelo crescimento e desenvolvimento da Chippio

Através de uma aplicação, os consumidores da Chippio podem saber o preço da eletricidade, em qualquer altura, em tempo real, tendo a possibilidade de escolher quando a querem utilizar. A fórmula é simples: a startup vende a eletricidade ao preço de custo e cobra uma taxa fixa de 3,90€/mês pela utilização da aplicação.

Por exemplo, quando o consumidor quiser fazer uma máquina de roupa ou quiser colocar o seu carro elétrico a carregar, poderá aceder à aplicação, inteirar-se do custo kw/h, e decidir se quer executar as tarefas nesse momento ou se prefere esperar que o preço baixe.

Conforme explicou Pol Brau, responsável pelo crescimento e desenvolvimento da empresa, em Espanha, a Chippio é uma subsidiária da Fortum, mas com filosofia e organização de uma startup, funcionando “de forma completamente independente”.

Espanha é o único mercado europeu em que estamos presentes, com uma equipa inteiramente constituída por espanhóis. Chegámos em 2021, conscientes da grande oportunidade que existia, quando nos apercebemos que havia uma grande insatisfação dos utilizadores com a sua companhia de eletricidade.

Explicou o responsável, que deu ainda a conhecer a funcionalidade de Smart Charging, “uma solução para os utilizadores de carros elétricos [que permite] configurar o carro para começar a carregar quando o preço da eletricidade é mais baixo”.

 

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