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Carros: Caixas negras vão saber consumo de combustível e/ou energia elétrica

O Parlamento Europeu aprovou a necessidade de instalação de um limitador de velocidade para carros produzidos a partir de 2022. Além disso, os carros vão também passar a ter uma caixa negra idêntica à dos aviões!

De acordo com informações, as caixas negras vão registar os consumos. Os carros elétricos também terão.


É já a partir de 2022 que os carros vão ser obrigados a ter novos “mecanismos de segurança”. O conjunto de medidas já tinha sido aprovado pela Comissão Europeia e foram aprovadas pelo Parlamento Europeu – ver aqui.

O Regulamento da União Europeia 2018/1832 exige que os fabricantes instalem um sistema para a medição constante do consumo de combustível e da energia elétrica nos novos modelos de veículos homologados a partir de 1 de janeiro de 2020. A partir de 1 de janeiro de 2021 estas medidas serão alargadas a todos os veículos novos matriculados a partir dessa data.

De acordo com o regulamento, a “Monitorização do consumo de combustível e/ou de energia a bordo» («dispositivo OBFCM») é qualquer elemento da conceção, software e/ou hardware, que deteta e utiliza os parâmetros do veículo, motor, combustível e/ou energia elétrica para determinar e disponibilizar pelo menos as informações indicadas no ponto 3 e registar os valores do ciclo de vida a bordo do veículo”.

Informação a determinar, registar e disponibilizar

O dispositivo OBFCM determina vários parâmetros e regista os valores do ciclo de vida a bordo do veículo.

 

Para veículos NÃO OVC-HEV

Para OVC-HEV

Os OVC-HEV são veículos híbridos elétricos carregáveis do exterior, alimentados por eletricidade.

O objetivo destes medições traz duas vantagens. Por um lado, permite detetar e criar um modelo de avaliação quer poderá garantir um “desconto” no ciclo de homologação WLTP . Por outro lado, serve para que o condutor ter uma noção real do consumo do seu veículo.

Novos Sistemas Obrigatórios

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