O Parlamento Europeu aprovou a necessidade de instalação de um limitador de velocidade para carros produzidos a partir de 2022. Além disso, os carros vão também passar a ter uma caixa negra idêntica à dos aviões!
De acordo com informações, as caixas negras vão registar os consumos. Os carros elétricos também terão.
É já a partir de 2022 que os carros vão ser obrigados a ter novos “mecanismos de segurança”. O conjunto de medidas já tinha sido aprovado pela Comissão Europeia e foram aprovadas pelo Parlamento Europeu – ver aqui.
O Regulamento da União Europeia 2018/1832 exige que os fabricantes instalem um sistema para a medição constante do consumo de combustível e da energia elétrica nos novos modelos de veículos homologados a partir de 1 de janeiro de 2020. A partir de 1 de janeiro de 2021 estas medidas serão alargadas a todos os veículos novos matriculados a partir dessa data.
De acordo com o regulamento, a “Monitorização do consumo de combustível e/ou de energia a bordo» («dispositivo OBFCM») é qualquer elemento da conceção, software e/ou hardware, que deteta e utiliza os parâmetros do veículo, motor, combustível e/ou energia elétrica para determinar e disponibilizar pelo menos as informações indicadas no ponto 3 e registar os valores do ciclo de vida a bordo do veículo”.
Informação a determinar, registar e disponibilizar
O dispositivo OBFCM determina vários parâmetros e regista os valores do ciclo de vida a bordo do veículo.
Para veículos NÃO OVC-HEV
- a) Combustível total consumido (ciclo de vida) (litros);
- b) Distância percorrida total (ciclo de vida) (quilómetros);
- c) Caudal do combustível do motor (gramas/segundo);
Para OVC-HEV
- a) Combustível total consumido (ciclo de vida) (litros);
- b) Combustível total consumido em funcionamento de perda de carga (ciclo de vida) (litros);
- c) Combustível total consumido em funcionamento de aumento de carga a selecionar pelo condutor (ciclo de vida) (litros);
- d) Distância percorrida total (ciclo de vida) (quilómetros);
- e) Distância total percorrida em funcionamento de perda de carga com o motor desligado (ciclo de vida) (quilómetros);
- f) Distância total percorrida em funcionamento de perda de carga com o motor em funcionamento (ciclo de vida) (quilómetros);
- g) Distância total percorrida em funcionamento de aumento de carga a selecionar pelo condutor (ciclo de vida) (quilómetros);
- h) Caudal do combustível do motor (gramas/segundo);
- i) Caudal do combustível do motor (litros/hora);
- j) Caudal do combustível do veículo (gramas/segundo);
- k) Velocidade do veículo (quilómetros/hora);
- l) Energia de rede total para a bateria (ciclo de vida) (kWh).
Os OVC-HEV são veículos híbridos elétricos carregáveis do exterior, alimentados por eletricidade.
O objetivo destes medições traz duas vantagens. Por um lado, permite detetar e criar um modelo de avaliação quer poderá garantir um “desconto” no ciclo de homologação WLTP . Por outro lado, serve para que o condutor ter uma noção real do consumo do seu veículo.
Novos Sistemas Obrigatórios
- ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR):Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás:passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência:o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance:sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês):o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados:testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados:testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral:para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo:para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus