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Carros novos na UE: Há novas regras já a partir de 2030

Como temos vindo a acompanhar, o segmento automóvel irá passar por enormes transformações. O Conselho Europeu confirmou a proibição de vender na UE, partir de 2035, automóveis ligeiros novos com motor a combustão, mas há regras para cumprir já a partir de 2030.


Redução de 55% das emissões para carros novos

Segundo o que foi definido pelo Conselho Europeu, todos os automóveis de passageiros que entrem no mercado a partir de 2030 e até 2034 devem ter uma redução de 55% das emissões. No que diz respeito a veículos comerciais novos esta redução deverá ser de 20% face aos níveis de 2021.

O regulamento agora proposto tem como objetivo aumentar as metas de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2). O objetivo passa por garantir que o setor automóvel contribui para os objetivos climáticos da UE, e estimule a inovação.

Romina Pourmokhtari, ministra Sueca do Clima e Meio Ambiente referiu…

Fico feliz por ver que a UE está a cumprir as suas promessas com o pacote Fit for 55. As novas regras trarão oportunidades para novas tecnologias de ponta e criarão o impulso para a indústria automóvel investir num futuro livre de combustíveis fósseis

Entre 2025 e 2029 estará em vigor um mecanismo de incentivo regulatório para veículos de baixas emissões e emissões zero. A referência fixada é de menos 25% de emissões para carros e menos 17% para carinhas. A empresas que atinjam objetivos podem ter metas de CO2 menos rígidas.

Entre 2030 e 2034 o novo regulamento prevê também uma Redução gradual do limite de créditos de emissão que os fabricantes podem receber por inovações que reduzem as emissões de CO2, para um máximo de 4g/km por ano. Haverá isenção para fabricantes de pequeno volume até o final de 2035.

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