O (presente) futuro do segmento automóvel parece ser inevitavelmente elétrico. As marcas têm seguido essa tendência e as ofertas são cada vez mais.
A ZERO divulgou recentemente um estudo europeu que coloca os automóveis 100% elétricos ao mesmo preço que os convencionais a partir de 2025 e 18% mais baratos em 2030.
Preço das baterias e plataforma de montagem baixará valor dos carros elétricos
A queda no preço das baterias e a mudança para plataformas de fabrico dedicadas a veículos elétricos por parte das construtoras permitirão grandes reduções nos custos de produção.
Para a Europa cumprir os seus compromissos climáticos e ambientais de redução das emissões e de zero poluição, a eletrificação total dos automóveis, através de automóveis 100% elétricos a bateria ou a pilha de combustível de hidrogénio, terá de ocorrer rapidamente.
Do ponto de vista climático, industrial e do comprador, os automóveis ligeiros elétricos puros, de passageiros e de mercadorias, são a tecnologia do futuro.
O estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente publicado recentemente revela que entre 2025 e 2027 os automóveis elétricos a bateria atingirão o mesmo preço que os modelos equivalentes a combustível fóssil, e não dependerão de incentivos para isso. Em 2030, os carros eléctricos serão mesmo no preço base 18% mais baratos que os com motor de combustão.
A descida de preço acontecerá por dois motivos:
- a queda no preço das baterias, que se espera ser de 60% ao longo da década – de 120 €/kWh em 2020 para cerca de 50 €/kWh em 2030. O valor de 100 dólares por kWh de capacidade de armazenamento, o equivalente a cerca de 80 €/kWh, considerado um ponto chave para a acessibilidade dos eléctricos em termos de preço, será atingido em 2024
- a mudança para plataformas de fabrico dedicadas a elétricos por parte das construtoras, permitindo produzir modelos eléctricos com outras arquitecturas, o que proporcionará reduzir custos em 10-30% graças a factores de escala, a processos de montagem mais simples, a packs de baterias e outros componentes padronizados, e à partilha do mesmo chassis entre modelos