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Carros elétricos poderão diminuir consumo de petróleo em 8 milhões em barris dia até 2035

O portal Carbon Tracker publicou uma interessante ferramenta que nos permite estimar o desaparecimento do consumo de petróleo com a ascensão do carro elétrico.

Este sistema foi pensado e desenvolvido para nos mostrar o importante impacto que terão as novas formas de mobilidade no negócio do ouro negro. Qual será o futuro do petróleo?

 


Pelos números apresentados, há uma possibilidade da utilização cada vez maior dos carros elétricos levarem o mercado a alcançar o temido “peak oil”, a procura máxima de petróleo, no fim da década de 2020, com o crescimento marginal anual da procura de petróleo totalmente compensada por elétricos a partir de 2027.

Para realizar o cálculo, podemos selecionar entre quatro cenários diferentes. Cada um com uma estimativa de implantação elétrica, mais ou menos otimista. Também podemos adicionar o número de quilómetros que serão realizados a cada ano com um carro sem emissões e também a melhoria da eficiência dos carros com motores de combustão.

Desta forma, podemos obter dados bastante interessantes, como um cenário intermediário, onde se estima que haverá 20 milhões de carros elétricos nas estradas do mundo até 2035, com um alto nível de uso desses veículos e com uma taxa de melhoria de eficiência de carros a diesel e gasolina dentro dos parâmetros atuais.

Com esse cenário, seria possível diminuir 8,4 milhões barris de petróleo por dia até 2035. Um número considerável que podemos comparar com os 10,98 milhões de barris por dia que a Rússia alcançou em 2017, os 9,95 milhões de barris diários da Arábia Saudita, os 3 milhões do Irão, ou os 1,59 milhões de barris por dia extraídos pela Noruega.

E isso apenas está referido num cenário de um estágio intermediário. Num cenário ainda mais otimista, onde se estima que o número de carros elétricos nas estradas chegará aos mil milhões até 2040, o número para reduzir a procura de petróleo chegaria a 13,9 milhões de barris por dia . Quase metade dos 32 milhões de barris produzidos pelos países membros da OPEP todos os dias.

É claro que, como todos os estudos, tentar antecipar esse cenário de longo prazo parece complicado. As variáveis ​​são enormes, como uma melhoria radical na tecnologia que poderia acelerar a implementação de sistemas elétricos, tanto ao nível do transporte privado e, especialmente, em transportes públicos e mercadorias. Algo que ajudaria de maneira notável a reduzir exponencialmente o consumo de petróleo.

As políticas públicas também terão um papel fundamental. Até 2040, as regras que proíbem as vendas de carros a diesel e gasolina em grandes mercados, como o Reino Unido ou a França, devem entrar em vigor . Uma medida que, se mantida, certamente será copiada por outros mercados. Algo que terá impacto na venda de carros convencionais muitos anos antes da sua entrada em vigor.

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