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Carros elétricos: Há condutores a passar extensões nas janelas dos apartamentos?

Como temos vindo a acompanhar, o segmento dos carros elétricos está a crescer em Portugal assim como todo o ecossistema. No entanto, os condutores deste tipo de veículos nem sempre dispõem das melhores infraestruturas para carregamento.

Em Portugal quem não tem garagem, está a carregar através de extensões elétricas que são passadas pela janela do apartamento.


Carregamento de Carros elétricos: A culpa é da falta de carregadores públicos?

As imagens que têm vindo a ser publicadas na internet denunciam carregamentos de carros elétricos em Lisboa, com extensões ligadas às janelas de prédios. Políticos e especialistas responsabilizam a diferença de custos e o atraso no investimento em postos oficiais, segundo revela. TVI.

Henrique Sanchez, da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, lembra-se do dia em que adquiriu o seu primeiro carro elétrico, um Nissan Leaf com bateria de 24 quilowatts. Foi há precisamente 11 anos, numa altura em que viajava pelo país, e a única possibilidade de carregar o automóvel fora de casa era recorrendo a extensões gigantescas. Hotéis, restaurantes, quartéis de bombeiros, fosse onde fosse, procurava incessantemente uma tomada disponível para acumular alguns pontos de bateria e seguir caminho.

Atualmente o problema é que  “há um conjunto de pessoas nas grandes cidades que não tem forma de carregar o carro na sua casa”, refere Henrique Sanchez. Muitos prédios não possuem garagem ou qualquer tipo de estacionamento e, como consequência, vários proprietários estão “totalmente dependentes” dos postos de carregamento oficiais, sublinha o mesmo responsável.

Imagens que revelam a passagem de extensões nas janelas e de outros casos semelhantes geram indignação nas redes sociais por diversas razões. 

Portugal possui, no momento, cerca de 40 carregadores de carros elétricos por cada 100 mil habitantes. A média europeia é de  73 carregadores por cada 100 mil habitantes. O país, que representa perto de 2,3% da área total da Europa, só detém 1,3% de todos os carregadores instalados no continente. 

Questionada pela CNN Portugal sobre os métodos alternativos de carregamento de carros elétricos na via pública, a Câmara Municipal de Lisboa garante ter conhecimento das imagens que expõem esta situação. “Julgamos que acontecem devido a um défice de postos de carregamento públicos, e pela razão de que o valor a pagar é mais elevado do que carregar em casa”.

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