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Carros elétricos: Há condutores a passar extensões nas janelas dos apartamentos?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Realista says:

    Não entendo como é que ainda não se instalaram postes de iluminação pública com ficha para o pessoal carregar o carro…. (e respetivo contador/cartão e-mobi)

    • Zé Fonseca A. says:

      Primeiro porque não terias capacidade suficiente para fazer isso para um quarteirão, segundo porque o e-mobi deve ficar ela por ela com abastecer um carro a gasolina.
      Electricos não vão ser um futuro tão cedo quanto se pensa.

      • Realista says:

        Como assim não têm capacidade?
        Explica sff…

        • Lopes says:

          Amigo, sabe as coisas não são tão simples quanto pensa, em sua casa tem uma instalação elétrica para x amperes, se quiser meter mais carga que ultrapasse o contratado tem de pedir alterações que podem nem sequer ser possíveis face as suas necessidades, nas ruas a iluminação publica passa pelo mesmo, os dimensionamentos é apenas para iluminação e não para carregar carros, os custos para tornar essa ideia possível são os mesmos que irem aplicar os carregadores no estacionamento.

          Portanto, não pense que as coisas são assim tão lineares, tem de me melhorar logo na distribuição, depois passa-se para o resto, mas estamos a falar de obras muito dispendiosas, dai que o elétrico é tudo muito bonito, mas ainda está muito longe de se massificar há velocidade que os políticos pensam…

          • RC says:

            É um carro entra nesse classe porquê?

            Tenho 3 viaturas eléctricas em casa e tenho uma potência contrasta de 3.45 kva.

          • Ifm says:

            RC,
            3,45kva presumo que seja monofásico, o que vai dar um limite de 15A, que por sua vez se traduz em 3500W antes do contador da EDP se desligar.

            Qualquer pessoa que tem esse tipo de potência em casa sabe que não se pode esticar muito na hora de fazer o jantar, com aquecedores de água,elétricos exaustor, forno.
            Muito menos é recomendado, e penso que ninguém tem fogão elétrico com esse tipo de potência contratada.
            Dito isto os únicos carros elétricos que deves ter são como o teu nome diz…
            Tens é um carro elétrico RC.
            Aliás pelos vistos tem 3 carros elétricos brinquedos, de rádio control.

            Logo não venhas para aqui espalhar desinformação.

          • RC says:

            E preciso de meter o carro a carregar a hora de jantar porquê, nao sou inteligente o suficiente ?

            Já ouviu falar que os carros têm programador horário da hora de carga ? Pois secalhar nao, é mais falar sem saber.

            São dispendiosas ? Quanto custa ?

            Muito menos é recomendado ? Então mostre lá essa recomendação ?

            Os políticos estão a dar 30 anos para se passar 50% do parque para eléctrico, é pouco?

            Realmente são autênticos brinquedos, com tão pouca potência e consumo fazem maravilhas e incomodam tanto.

          • rui says:

            @ifm +++++ Bravo.

          • Nuno says:

            Será que este RC acha que as pessoas iam combinar as horas de carregamentos dos carros ligados aos postes???

          • RC says:

            É precisam de combinar porquê?

            Por acaso sabe o que são carregadores com load balancing ?

          • Nuno says:

            Olha lá RC, já que somos todos burros, explica-nos lá qual a potência disponível por poste de iluminação, e por secção, qual a velocidade a que podes carregar com o excedente em relação ao consumo das luminárias, e quantas horas demorar a carregar uma autonomia para 150km se tiveres 10 carros a carregar nessa secção…
            Depois explica também como é o dia a dia de quem usa um EV e como será carregar num poste sem saber se demora 5h a carregar o carro ou se chega no dia seguinte e está pouco melhor porque houve muitos vizinhos a tentar carregar o carro…
            E depois dá a tua opinião honesta. Achas que quem pendura cabos das janelas a atravessar passeios para não pagar nos pontos de carregamento vai pagar para carregar ligado ao poste?

          • RC says:

            Eu disse que eram burros onde? No máximo desconhecedores da realidade, é o seu post é a prova disso.

            Basta os postes terem uma secção de 2.5 mm2 para permitir cargas a 16 amperes, o que num carro comum carrega 150 a 200 kms por cada 8 horas.

            Porque precisa de ter 10 carros num poste ? Cabem 10 carros ligados a um poste, talvez 2 não ?

            Nao sabem se têm bateria para o dia seguinte ? A média de kms que cada português faz por dia é de 25, portanto pouco mais de 1 hora de carga por dia chega, e sim, os carros mostram a autonomia e quantidade de bateria que ainda têm, por incrível que pareça. Não me diga que o seu não mostra o que tem no tanque ? Carro antiguito…

            Acho, tudo depende do preço.

          • Nuno says:

            Mas tu achas que consegues puxar 16A em cada poste de iluminação?

          • \ says:

            Eu não estou a achar nada, estou a responder à sua pergunta, se conseguem ou não, são os técnicos que têm de saber. parece que no UK conseguem, e alguns por cá que já existem também, de 16 amperes.

            Se tiverem cabos com seção, e só aumentar o disjuntor, caso não tenha já um que chegue.

          • Nuno says:

            Categoria… Se no UK conseguem então aqui só não metem porque ainda não te ouviram…
            Resta sabes porque não respondeste à pergunta que fiz… Deixa subentender qual a resposta…

          • RC says:

            Não leu tudo, eu disse que já existem, mas muito poucos, se quiser deixo aqui uma foto de um.

            Eu respondi, você é que parece que não entendeu ou não quis, já que a sua pergunta se baseava na secção dos cabos.

          • Nuno says:

            A pergunta era se os idiotas que penduram as extensões para não pagar se vão pagar nos postes…
            Deve ter-te passado despercebido…

          • RC says:

            Como disse, eu respondi:

            “Acho, tudo depende do preço.”

            Até porque se realmente for proibido, são multados e isso leva-os a procurar postos. Mas como se vê no artigo, quem pode multar nem está muito preocupado, apenas os incomodados do costume.

        • Fausto says:

          @ifm muito bom!!!

    • Pete says:

      porque os postes de iluminação publica são controlados centralmente nas subestações e PT’s, ou seja durante o dia, não estão eletrificados, isto na maioria dos casos das cidades portuguesas.

    • André R. says:

      A iluminação pública mesmo que tivesse postos de carregamento incorporados implicaria um grande investimento na própria infra-estrutural: as colunas não são capazes de albergar um sistema de proteção aos carregadores; os cabos que alimentam is circuitos das colunas teriam de ser trifásicos e de secções superiores aos 16mm2; as luminárias teriam de ter controlador para que durante o dia estivessem apagadas…
      A rede Mobie-e é caríssima por causa das taxas e “taxões” associados.

      • jotabê says:

        tb não é preciso complicar tanto, já ficaria satisfeito se tivesse o equivalente a uma tomada doméstica. Mas claro que depois iriam complicar com taxas e taxinhas.

        • TenhaNoção says:

          Não, querias carregar o carro à borla…

          • RC says:

            Eu carrego à borla, nas empresas onde vou. 😀

          • jotabê says:

            Pagar a eletricidade que consomes seria um bom principio, o problema dos carregadores publicos é que alem da eletricidade e custos de manutenção ainda pagas umas quantas taxas…

          • RC says:

            Sim, é que neste caso o negócio é mais transparente, a energia custa aquilo que custa em casa, e as taxas para o custo do posto, manutenção, ligar, comunicações, e aparece tudo discriminado.

            Mas parece que o tuga gosta mais de ser enganado ou que escondam, parece que gosta que todos os custos sejam metidos apenas numa parcela é assim ele cala e segue.

      • Jose Lapao says:

        Amigo há 20 anos vivia em Inglaterra, todas as luminárias tinham um painel solar no topo, (e não há muito sol em Inglaterra) e o poste em sim era uma bateria, e todas funcionavam independentes, e com sensores de luminosidade ou seja não precisava de ninguém (E-Redes) de as ligar desligar, aliás neste momento é uma das melhores soluções em Londres para carregar carros elétricos a noite pois o carro vai estar parado cerca de 10H e a 2,7kWh colocas 27kW que na maioria dos citadinos em mais de 50% de bateria. Mas o poste pode ter muito bem os 3,7kWh de potência, enfim quem não sabe fala de cor!!!

        • Vitolas says:

          Tens noção que não existem pessoas todos os dias a ligar e desligar as luzes das ruas certo?

          • Jose Lapao says:

            Claro que sim, mas muitas vezes na minha terra elas passam o dia inteiro ligadas, ou seja os sistemas estão mal configurados, e alguém terá de repor as definições corretas logo há alguém que as liga e desliga nem que seja de forma indireta. Mas se os sistemas fossem com sensores como os de Inglaterra (pelo menos na terra onde vivia) e com as baterias integradas no próprio poste, além de pouparem energia elas ligam e desligam quando é necessário e não quando “alguém” as programou para isso e que por vezes faz burrice.

    • Filipe Rafael says:

      ficha na iluminação publica? Assim o pessoal só conseguia carregar á noite! Ou vês a iluminação publica ligada de dia, eu não!

    • Tiago A. says:

      Porque, tal como nas instalações em imóveis a iluminação deverá estar separada das tomadas. E isso iria obrigar a toda uma nova instalação. Não digo que não seja possível, mas pode ser demorado.

      • RC says:

        No UK já existe essa solução, e cá em Portugal também, há dias em Queijas vi um posto num poste de iluminação.

      • Jose Lapao says:

        Claro que sim, mas além te se poder aproveitar as condutas para passar esses cabos não se precisa alocar espaço para o carregador, caso se quisesse implementar um carregador, teria de fazer passar os cabos criando novas condutas, o que seria mais moroso e dispendiosos

    • joao says:

      Ainda instalarem tomadas para carregamento elétrico porque a E-Redes não deixa.
      E sim tecnicamente é possível, e não não implica que que a iluminação estivesse sempre ligada. Já existem soluções técnicas destas, salvo erro a Schréder já tem candeeiros modulares para carregamentos. Obviamente estamos a falar de candeeiros com redes eletricas de IP e BT distintas, e toda a infraestrutura de rede BT tinha de ser adicionada.

  2. Aiaiai says:

    “Muitos prédios não possuem garagem ou qualquer tipo de estacionamento” – e novidades?
    “há um conjunto de pessoas nas grandes cidades que não tem forma de carregar o carro na sua casa” – Quem comprou esses veículos não sabe onde mora e se tem ou não condições para carregar o carro?
    Podem colocar 10 por cada rua que as pessoas vão fazer exactamente o mesmo pois ‘sai mais barato’… até começarem a cair as multas…
    E quando assim for… afinal não ficará assim tão barato ter o carro a pilhas se tiver de o carregar em ‘postos públicos’. E a culpa será de novo dos politicos porque não deixam passar extensões do interior do 10o andar para a rua….
    E quanto mais não seja, não estou a ver esses senhores a sair de casa antes de jantar para ir por o carro a carregar.. e voltar ‘x’ horas depois para o levar para a porta de casa…

  3. Hugo Pombo says:

    Faço isso para aspirar.

  4. guedes says:

    Já pus uns pinos para reservar sempre o lugar. Tive foi que arranjar uma extensão grande porque é do 4 andar. Fca muito mais em conta do que carregar nos carregadores normais.

  5. abelmartins says:

    de notar o péssimo serviço que a Mobie presta. nao esquecendo que esta é detentora do monopólio da rede de carregadores

  6. Art says:

    Já vejo isso há alguns anos e não moro em Lisboa

  7. Manuel da Rocha says:

    O problema é mesmo que era lindo usarem os carregadores gratuitamente, durante 4 anos. Como havia poucos carros, era fácil conseguir um carregador em qualquer local da cidade de Lisboa. Com a “festa” das vendas terem crescido 653%, quanto mais carros mais complicado é carregar.
    Os carregadores podem demorar 45 a 2 horas a carregar um carro. A maneira mais barata e mais simples é carregar em casa. 94,4% das habitações são em propriedade horizontal. Grandíssima maioria não possuem garagem.
    Onde moro (48 habitações) já há 6 carros eléctricos. O condomínio fez um pedido de saber em quanto ficava montar 8 a 10 postos de energia, na praceta. O valor só para os postos era de 520000 euros. Para ter painéis solares, equipamento de registo (para não existirem pessoas de outros prédios a usar os nossos carregadores) e a estrutura próxima, o valor ultrapassava 2 milhões de euros. Obviamente ninguém quis, nem os próprios donos dos carros.
    O que mora no 7, costumava deixar o carro a carregar, com uma extensão grande. Para aí na 2 semana que fez isso, alguém se pendurou na extensão, partindo vasos, roubando-a, numa madrugada. Num supermercado a 5 minutos, a pé, há um carregador. O vizinho passou a deixá-lo lá a carregar e vai lá buscá-lo de madrugada, trazendo para a frente do prédio.

    • RC says:

      Como sempre não acerta uma, os carregadores foram gratuitos durante 10 anos, e não 4.

      Errado, o tempo varia muito, depende do carregador e do carro, e até podem carregar em 10 minutos.

      Posso saber onde foi buscar os 94.4 % ?

      E sim, a grande maioria possui garagem, basta consultar os dados do INE e até de um estudo do ACP.

      Isso é mentira, ou então foram enganados ou pensaram que era para instalar carregadores rápidos dentro do predio, mas já sei que é mentira, porque cada vez que aqui vem , apresenta numeros diferentes, da outra vez foram 82 mil euros, agora já vai em 520 mil, portanto é a inflação.

      Registo dos paineis, para os outros não usarem ? LOOOOOOOOOOOOOOOL

      Mas agora a sério, é a BP que lhe paga para dizer estes disparates e mentiras ?

      • Vitolas says:

        “E sim, a grande maioria possui garagem, basta consultar os dados do INE e até de um estudo do ACP.”

        Pois claro, até mesmo muitos prédios que têm garagens nem sequer têm para todos os moradores quanto mais, mas mostra lá esses dados então, estou mesmo curioso para os ver.

        • RC says:

          Eu já eu disse onde estão, censos 2011, e o estudo do acp , o condutor português, página 14.

          • Artur Soares Dias says:

            Tu pouco ou nada percebes de carros, pelo o que dá pra perceber, mas é que percebes mesmo nem deves saber o que acontece quando se liga a ficha a um carro eléctrico, no entanto, é só palavreado pra os outros como se fosses um entendido, faz um favor a ti mesmo e deixa de comentar ou vai tirar uma formação, as vezes até irrita as barbaridades que teclas aqui, jasus.

          • RC says:

            E você percebe ? então que acontece quando se liga a ficha ?

            Então, os meus comentários também o incomodam ?

            Qual formação ?

          • RC says:

            Barbaridades, ou você não pesca nada do assunto, se calhar é mais isso.

      • Vadabreka says:

        RC força com OS teus comentarios, Concordo contigo amigo.
        Algumas pessoas sao mesmo parvas!

  8. pp24x7 says:

    eu carrego com um power bank e até agora tem funcionado na perfeição

    • Mário Leandro says:

      Quanto custa um powerbank para isso?!

      • Luis Henrique Silva says:

        depende de quanto seja a bateria, existe power station bem granditas, pois que o nome correto é power station.
        Agora não sei é se dá para carregar dos 0 aos 100%, mas que para dar alguma coisa dá.

      • Arebelo says:

        Por exemplo uma powerstation de 135mAh (devem custar em pt 1500€, mas na alemanha pode ser cerca de 1000€) equivale a 220v a cerca de 27kw, muitos carros como o novo Zoe que faz 375km tem uma bateria de 52kw ou seja esta power station tem capacidade para carregar 50% da bateria equivalente a andar 185km.
        Agora isto há o risco de tentarem roubar a powerstation se estiver a carregar na rua sem supervisão, porque estas powerstations tem o problema de carregarem muito devagar. Talvez carreguem os tais 50% durante mais de 10 horas, porque tem um limite muito baixo de cedência de potencia.

  9. Vitor Afonso says:

    Olha que bela ideia de negócio. Vou alugar a minha garagem onde bem apertadinhos ainda cabem 2 carros!!!!

  10. Carlos Almeida says:

    Atualmente não é muito rentável carregar as baterias do carro fora de casa, tendo em conta que os donos têm de amortizar 10 ou 15K de investimento, e o cenário vai piorar muito.
    Os condomínios começam a instalar carregadores pagos e não tarda nada as “Mobies” deste mundo começam a mandar no mercado.

  11. Leonel says:

    Ainda vamos ver malta com gerador a gasóleo para carregar o carro
    LOL

  12. Rui Fernandes says:

    Sortudos, conseguem estacionar os carros ao alcance de uma extensão… onde eu moro, a extensão teria que ter, pelo menos, uns 700/800 metros. Isto num dia de sorte!!

  13. Um dia says:

    As vendas de eletricos dispararam e os apoios não, e por isso, se juntarmos poucos postos de abastecimento, alguns avariados ou vandalizados, estacionamentos ilegais, nesses postos, temos o quadro geral quase completo. E depois, como sempre, há quem pense que descobriu a “galinha dos ovos de ouro” e toca a aumentar os preços dos carregamentos, até deixarem de ser vantajosos ou quase, e as autoridades de braços cruzados sem intervirem em nada. O normal, é só “mais um dia no escritório”.

  14. JS says:

    Pelos comentários esta tudo dito
    Ou é de uma maneira/gasolina/Diesel/carregamento
    É tudo a vir aos Bolsos

  15. Pedro says:

    A infraestrutura é péssima. É pena e nós vamos sofrer muito clm a inação dos políticos.

    Quero ver como vai ser daqui a dez anos quando a venda de carros a combustão novos seja proibida. Será que vai haver tantos postos de abastecimento como há atualmente para abastecer um carro a gasóleo ou gasolina?

  16. secalharya says:

    EVs são uma farsa.

  17. Hali says:

    Mesmo com garagem uma família com 2 carros em que a garagem só dê para 1 fica a ver navios a passar…

    As cenas psudoecologicas ficam tão bem na teoria … Na vida real é que o delas.

    E desembaciar um pára brisas num dia de inverno???? Só com casaco e luvas.

    E os ruídos parasitas que se ouvem num elétrico?

    E as substituições de suspensões e amortecedores nos elétricos? É uma maravilha com o peso da sua estrutura.

    E a autonomia? E o preço?
    É só coisas boas …

    • RC says:

      Não sei que raio de carro eléctrico é que você tem, o meu desembacia os vidros em 5 a 10 segundos.

      Ruídos parasitas ? Aumenta o volume do rádio e pronto. Looooool

      Os amortecedores são feitos para o carro, o meu que é um carro familiar de 4.6 metros pesa 1600 kgs, é assim muito ? Tem 200 mil kms e os amortecedores estão bons, ah e a bateria também. Sim é a de origem.

      Autonomia ? Para mim chega e sobra, raramente gasto mais de 50 % e gasto 1.5 euros a cada 100 kms.

      Sim, até agora e nos última década e meia que os uso tem sido muito bom.

      Dor de cotovelo é fod….

    • B@rão Vermelho says:

      1° os carros eléctricos não necessitam de ser carregados todos os dias, mas que família faz todos os dias 220 km em duas viaturas diferentes?
      Eu vou comprar carro eléctrico para o próximo ano, assim que acabar a construção da minha casa vai ser das primeiras coisas que vou fazer, como sou forreta na compra de carros vou comprar o Dacia Spring mas vou continuar com o meu atual carro a diesel
      Acho que o fudos carros não vai ser este, não pode não têm lógica nenhuma, quando a grande maioria dos carros for elétricos é impossível ter uma rede de carregamento, muito mal estará a humanidade se dependermos de carregamentos da forma como temos hoje

    • Toni da Adega says:

      E assim aprendemos que carros a combustão:
      – no Inverno nunca embaciam os vidros, e quando isso acontece o motor está sempre quente por isso não é um pro
      – não fazem barulho ou ruídos,
      – não necessitam de amortecedores ou suspensão.

    • Jose Lapao says:

      A garagem só dá para 1 qual o problema hoje carregas tu, amanhã carrego eu, ou cada um faz mais de 300km por dia? Há se calhar moram em Lisboa, e um vai trabalhar para o Porto e o outro para Faro, bem assim o melhor e mesmo ir de transportes públicos vai mais descansado e deixa um melhor planeta aos seus filhos, mas eduque o bem a arranjar casa perto do local de trabalho agradecemos todos.

  18. Hali says:

    E o preço de manutenção passado 10 anos? Bateria e afins? Uiiii

    • RC says:

      Tenho um com 24 anos, qual é mesmo o problema ?

      Levou o primeiro jogo de pastilhas no ano passado, tem mais de 200 mil kms também. E leva meio litro de óleo a cada 50 mil kms.

      • Realista says:

        Tens um carro a bateria com 24 anos, deves ter sido o pioneiro aqui em Portugal, és grande comediante tu, primeiro nunca tinhas comentado que tinhas um Renault a bateria de 1998 foi preciso alguém aqui ter dito que já houve apostas das marcas em carros elétricos e a Renault foi uma delas e vieste logo dizer que tinhas um.
        Agora já tens 3 carros elétricos, até a pouco tempo era 2 carros e uma moto elétrica.
        Engraçado tu és daqueles que claramente vai inventando como vai dando jeito.
        Já percebemos que para ti é bom ter um carro a bateria, ainda bem fico mesmo feliz por ti, mas lamento desiludir-te, não vai ser para grande maioria da população por muito que te custe.
        Nem todos tem de ter a tua visão, graças a Deus vão haver mais alternativas além de carros a bateria, por muito que te custe admitir.

        • RC says:

          Onde disse que era um renault ?

          Já tinha comentado várias vezes e qual a marca, e onde disse que eram 3 carros ? Loool

          Realmente estes veículos incomodam muita gente, nunca tinha pensado.

          Mas podemos fazer apostas, quer apostar o quê? Um
          Tesla, um Ferrari no seu caso ?

          Ah agora já acertou, afinal são 2 carros é uma Mota.

          Vai inventando, então mostre onde inventei.

          E onde disse que ia ser para a maioria, agora não, talvez daqui a 30 anos.

          Onde disse que só ia haver a bateria ? Haver outras tecnologias que terão muito mais dificuldade em vingar, até porque já andam há mais tempo em desenvolvimento.

          Parece me que de realista não tem nada.

    • Lopes says:

      amigo, esqueça, esses cabos tem donos e são necessários, isso já outra história, nem tem nada que se compare com o problema que é ter extensões elétricas pelas varandas até aos carros.

      • RC says:

        Então e este dos carros não têm dono ?

        Não é isso que diz a notícia.

        Não entendi qual a diferença , é por de tratar de carros que não usam gasolina ou gasóleo ?

    • Borrego says:

      Alguém disse aqui concordar com esses cabos assim pendurados?
      Porque é que você tende a justificar o uso de cabos de carga dos VE com outros cabos telefónicos/fibra/eletricidade, ainda que mal instalados? É da sua competência? Já fez queixa às autoridades das telecomunicações/rede elétrica para essa situação? Já chamou a polícia para virem resolver isso?
      Se entretanto um desses cabos de carga de VE pendurados cair em cima de alguém, você vai lá responsabilizar-se pelo sucedido? Tem seguro no cabo pendurado?
      Sabe que vive em sociedade e deve respeito aos outros?
      Onde está o seu respeito pelos outros?

      • RC says:

        Eu justifiquei ? Eu só mostrei outros casos que não vejo tanta indignação.

        Não, não fiz, porque a mim não me afecta, tal como os cabos de carga dos carros.

        Se a minha não tivesse morrido, ainda hoje era viva.

        Responsabiliza se o dono tal como se cair outra coisa qualquer.

        É preciso seguro de cabo pendurado ? E de vasos na varanda ? Também é ?

        E você sabe onde vive ?

        Onde não se faltou ao respeito ?

        O meu está em todo o lado, até porque não disse em lado nenhum que concordava com estes cabos, nem em lado algum disse que o faço.

        Mas enfim, entendo que se senta incomodado por haver 3 casos. Loool

  19. Mike says:

    Primeiro lançam os eléctricos e só depois se preocupam com as infraestruturas que permitiriam o seu normal funcionamento. Mas a malta é vaidosa e vai atrás das modas e como tal não faz mal.

    • RC says:

      Óbvio, como haveria de ser ? Lol

      Quando apareceram os carros já haviam as centenas de postos de abastecimento como existe hoje?

      Mas sim, 3 casos realmente é preocupante. Loool

    • PTO says:

      Em minha opinião quem compra um EV devia ser o primeiro a preocupar-se com isso, no que diz respeito a assegurar-se que consegue carregar a viatura sem ter de passar cabos pela frente das janelas e varandas dos vizinhos.

      Se fizessem isso a passar pela minha janela/varanda ia haver problemas.

  20. Adolfo Dias says:

    quem for ladrão de cabos (para vender cobre), basta dar uns “puxões” aos cabos. Com umas luvas de borracha (para não apanhar algum choque). Ou usar algum alicate de corte grande com pegas isoladas em borracha, etc.

  21. B@rão Vermelho says:

    O que acho graça é o pessoal sempre a dizer mal de go ernos de esquerda e depois querem os mercados regulados, preços dos combustíveis tabelados, preço dos carregamentos tabelados, então isso não são medidas de esquerda?
    Ainda hoje de manhã estava a ler uma notícia no Google, que em Inglaterra os comportamentos dos condutores de veículos eléctricos estavam a criar distúrbios com a falta de paciência de alguns chegando mesmo a arrancar os cabos de carros que estão a carregar para carregar os próprios carros e com isso por vezes acabam por estragar os carregadores, é por isto que eu acho que o futuro dos carros não passa por este modelo de funcionamento, ou os carregamentos evoluem muito e carregas em 3 minutos ou não tem pernas para andar

  22. B@rão Vermelho says:

    Já agora, não acham que se devia regular já uma ficha de carregamento igual para todos, agora como se está a fazer nos telemóveis?
    No meu local de trabalho à porta há um carregador rápido, e a rua é de sentido único, e há marcas que o carro tem de vir em conta mão para conseguir carregar

  23. PJA says:

    Os BEV são um bom negócio para quem carrega em casa o resto esqueça. Compre um a gasolina de baixa cilindrada e espere a ver o que futuro reserva.

  24. PTO says:

    Comprar um EV sem se ter as condições para o carregar em casa em segurança OU sem se ter a capacidade financeira para o carregar em postos públicos, é uma demonstração de uma enorme falta de maturidade.

  25. Morcego says:

    Ade chegar o tempo que os carros elétricos, trazem formas de carregamento por indução, carregamento sem fios, até mesmo em andamento, com autoestradas preparadas para tal, ou mesmo pinturas que gera energia, há grande empresas que já estudam estes grandes projetos. Lembram-se quando apareceram os primeiros tele móvel! Eu deveria ter uns 28 anos, e já nessa altura já pensava que um dia veem a ter uma camara fotográfica, e que um dia havíamos de ter nas mãos um aparelho que daria para fazer inúmeras coisas (era como ter o mundo nas mãos), eu fui um dos primeiros na empresa ter um telemóvel, colegas perguntavam-me para quê queres um telemóvel? Muita gente não acreditava, mas o salto para o que há hoje foi um pulinho e ainda não parou. hoje qualquer pessoa criança tem um. Nos carros elétricos daqui a 10 ou menos anos haverá muitas formas de gerar energia. Não podemos pensamos que já descobrimos tudo, mas não, há muito mais para descobrir.

  26. CL says:

    É interessante falar sobre este tema, mas sinceramente não entendo a admiração, não há infraestrutura e se formos para locais mais periféricos da região de Lisboa só há carregadores nas grandes superfícies comerciais. Claro que extensões a passar pelas janelas ia começar a acontecer.
    Depois, pelos comentários de algumas pessoas parece que não tiveram Física.
    O eléctrico é uma alternativa, mas não única.

  27. Jose Lapao says:

    Não é só de carregadores que padece o interior, dia 30 vou fazer uma viagem de Borba (Évora)a RIBA D’Ave (Vila Nova de Famalicão) são 400km numa diagonal do interior para o litoral, e de sul, para norte, segundo as apps de programação de viagem para o meu carro são necessárias 6h por estradas nacionais (algumas scuds) dessas 6 h 1 e para carregamentos e são necessários 3 carregamentos para que chegue ao destino com 40% essa viagem é para uma cirurgia a vista do meu pai onde o hospital só paga transporte público no total de 32€ por viagem, não havendo transportes compatíveis a única opção será o transporte próprio, pelos mesmo 32€, vou tentar fazer esses mesmos 400km com 32€ em modo elétrico partindo cam a bateria de 45kW carregada em casa. Depois digo algo por aqui.

  28. Paulo Silva says:

    Acho mais vantajoso o Hidrogénio. As viaturas actuais a combustão fóssil podem ser adaptadas ao novo combustível com relativa facilidade. Maior longevidade do parque actual, e com o tempo menor custo de consumo com o incremento da sua produção prevista para Sines. Já existem transportes públicos em lisboa, Cascais e Porto salvo erro movidos a Hidrogénio. E é uma energia renovável e limpa, zero emissões!

    • RC says:

      Acha porque não conhece, nem sabe como funciona, até porque os motores atuais não pode ser adaptados, nem isso faz qualquer sentido.

      Quem passaria de um carro que gasta 10 euros por 100 kms, gastar 30 a 40 mil euros em tanques e restantes sistemas para depois gastar 100 euros por 100 kms ?

      Já para não falar que esses motores nem 10 mil kms.

      Salvo erro ? Não, não existem, existem apenas 2 autocarros em Cascais, como são pouco usados a coisa ainda funciona.

      Então para esse desperdício já existe electricidade com fartura. Estranho.

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