O projeto Life-Save tem com principal objetivo investigar como converter veículos “tradicionais” em híbridos solares, recorrendo a motores elétricos, baterias e painéis solares. Este projeto é apoiado União Europeia, mas não está a correr bem. Segundo informações recentes, um protótipo explodiu e matou dois investigadores.
Carro híbrido solar explodiu numa via rápida em Nápoles
O acidente aconteceu em Nápoles, na Itália, e o carro fazia parte de um projeto experimental de adaptação de veículos a combustão a modelos híbridos. As causas que terão provocado o acidente ainda estão por apurar.
De acordo com o que tem vindo a público, em testes estava um VW Polo TDI que terá explodido numa via rápida na cidade italiana. O site do projeto foi entanto desativado.
Como referido, este projeto tinha o apoio da União Europeia. De relembrar que em Espanha, o Partido Popular propôs um plano para converter os automóveis de combustão em veículos elétricos. Para suportar esta transformação, o PP quer que o Governo atribua uma parte dos fundos europeus NextGenerationEU.
A ideia de transformar carros a combustão em elétricos/híbridos não é nova. Em 2019 mostramos aqui a Transition One que consegue converte carros a combustão em veículos 100% elétricos. A alteração demora apenas um dia, isto porque foram criados Kits “simples de instalar”. Estes kits podem transformar os carros a combustão em 100% elétricos, com um alcance de 100 km e uma velocidade máxima de 110 km/h.