Pplware

Por cada carro elétrico vendido, petrolíferas perdem 500 euros

Com cada vez mais ofertas por parte das marcas, o mercado dos segmentos elétricos tem vindo a crescer significativamente e começa a ter impacto em outros setores.

De acordo com o relatório do Bank of America Merrill Lynch (BofAML), a transição para o carro elétrico pode significar uma perda de mais de 500 euros para as petrolíferas por cada carro elétrico vendido.


O relatório é da autoria da BofAML e foi citado pela agência EFE onde é referido que este valor “perdido” pelas petrolíferas se inclui também o montante que o Estado deixa de receber pela venda de gasóleo. Do lado oposto, o relatório conclui que com esta transição, a indústria elétrica pode obter uma subida de mais de 479 euros nas receitas por cada veículo elétrico vendido.

Além do mercado dos elétricos, também o segurador irá ganhar, já que o relatório antecipa um lucro superior a 267 euros por unidade na troca de um carro a combustão por um elétrico. No caso dos fabricantes de baterias elétricas teriam um lucro de 100 euros por veículo.

Os analistas do BofAML antecipam também que, ao longo dos próximos anos, as grandes empresas petrolíferas vão apostar cada vez mais em fontes de energia de baixo carbono. Durante os próximos anos, as grandes companhias petrolíferas vão se concentrar cada vez mais em fontes de energia de baixo carbono

O relatório realça ainda que as novas energias representam entre 3% e 9% dos orçamentos das grandes empresas do setor e os ativos ligados à eletricidade excedem o petróleo convencional.

Pode ainda ler-se no estudo que, apesar de o carregamento rápido dos carros elétricos ser mais lento do que reabastecer um veículo movido a gasolina, é cada vez mais comum carregar um veículo destes nas estações de serviço e até mesmo em casa, já que se economiza cerca de 25% com os custos anuais do seu funcionamento

 

Exit mobile version