Pplware

Carro Casa faz 3 mil quilómetros só com energia solar

Mais que os carros ligeiros a mudar o aspeto das nossas estradas, irão aparecer outros veículos que deixarão os combustíveis fósseis para adotar a energia elétrica. Neste caso em particular é uma espécie de autocaravana, mas adaptada para fornecer uma estrutura ampla que acomodasse painéis solares para produzir energia solar.

Este carro casa solar projetado e construído por estudantes, conseguiu completar uma jornada de 3.000 km pela Europa.


3 mil quilómetros com energia solar

Vinte e dois alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven projetaram um carro, que é uma casa, para sair estrada fora numa aventura sustentável. O carro, que se chama Stella Vita, rodou durante um mês pela Europa e todos os momentos foram partilhados por quem usufruiu, seguramente, de uma experiência incrível.

A equipa começou a viagem na Holanda para chegar a Tarifa, uma cidade na província espanhola de Cádis, comunidade autónoma da Andaluzia, a cidade mais a sul de Espanha.

Os estudantes fizeram 13 paragens durante a viagem – Eindhoven, Zolder, Bruxelas, Paris, Le Mans, île de ré, Bordéus, Biarritz, Saragoça, Toledo, Madrid, Córdoba e Tarifa – onde partilharam a sua missão sustentável com os governos locais, universidades e o público em geral.

Com a nossa casa autossuficiente sobre rodas, mostramos que podemos viver e conduzir com a energia do sol.

Queremos inspirar o mercado e a sociedade de hoje a acelerar a transição para um futuro sustentável. Visitaremos várias empresas, universidades e instituições públicas. Além disso, também visitaremos muitos lugares bonitos para mostrar o futuro das viagens.

Depois de um início difícil devido a um problema elétrico desconhecido, Stella Vita e os estudantes dirigiram-se para Bruxelas. Aí visitaram o Parlamento Europeu para discutir a sustentabilidade com o MPE Tom Berendsen.

A equipa foi também convidada para visitar a ASOM, uma plataforma cooperativa europeia para estabelecer e promover a indústria da mobilidade solar.

 

Um projeto sustentável para influenciar novos veículos

Conforme é referido no seu diário de viagem, durante a etapa francesa da viagem, a equipa participou num evento na embaixada holandesa em Paris para falar sobre a importância da inovação aberta.

Visitaram também o centro de design da Renault para discutir como a mobilidade pode desempenhar um papel num futuro sustentável.

Em Bordéus, os estudantes deram uma palestra aos residentes para lhes falar da sua missão.

Depois de deixar a França, a Stella Vita dirigiu-se para Saragoça, Espanha. Os estudantes organizaram um evento sobre como a mobilidade se enquadra num futuro sustentável, e visitaram a Universidade para falar com professores e estudantes.

A 7 de outubro, a equipa chegou a Madrid e visitou a embaixada holandesa, bem como duas universidades técnicas.

Vídeo original

Finalmente, a 15 de outubro, o Stella Vita alcançou a linha de chegada em Tarifa, completando a viagem e os 3.000 km alimentados exclusivamente por energia solar.

Exit mobile version