É uma evidência que cada vez mais os portugueses compram carros elétricos. No entanto, toda a logística e ecossistema é fundamental existir para que um carro elétrico não se transforme numa “carga de trabalhos”.
De acordo com informações recentes, os condomínios vão ter apoio para a instalação de carregadores para carros elétricos. Além disso, haverá apoio para comprar hoverboards, trotinetes, skates, entre outros veículos elétricos.
Governo: Apoio para compra de hoverboards, trotinetes, skates elétricos
O Governo vai apoiar a compra e instalação de carregadores para carros elétricos nos condomínios, no âmbito do programa de incentivo à aquisição de veículos amigos do ambiente para 2022, cujo aviso e regulamento deverá ser publicado ainda esta semana.
A revelação é feita pelo JN, que refere que a ajuda pode chegar aos 1800 euros por lugar de estacionamento destinados à compra e instalação de equipamentos.
Os equipamentos que vão ser instalados vão estar ligados à rede Mobi. Além disso, os carregadores vão permitir separar os consumos de eletricidade para efeitos de carregamento da contagem relativa às partes comuns do edifício.
O Fundo Ambiental vai também avançar, este ano, com uma categoria piloto para financiar a aquisição de mais viaturas elétricas de mobilidade suave. Com uma verba de 525 mil euros, o Governo irá apoiar a compra de mais de mil equipamentos (trotinetas, skates, hoverboards, patins, monowheel, triciclos e quadriciclos ligeiros).