Pplware

Camiões elétricos podem ser mais rentáveis do que os tradicionais a combustíveis fósseis

Esta batalha não tem sido silenciosa e, num campo que ainda não foi totalmente desbravado, as teorias surgem como cogumelos. Agora, um novo estudo mostra que os camiões elétricos podem ser mais rentáveis do que os modelos movidos a diesel.


A eletrificação está no centro da discussão. No entanto, quando o tema são os transportes pesados, destinados ao carregamento de cargas, por longas distâncias, a alternativa aos combustíveis fósseis consensualmente apontada é, por sua vez, o hidrogénio.

Ainda assim, a sueca Chalmers University of Technology levou a cabo um estudo sobre a eletrificação dos camiões e concluiu que estes poderão ser mais rentáveis, na perspetiva das empresas, do que os tradicionais, movidos a diesel.

As empresas podem sair a ganhar se adotarem camiões elétricos

Para chegar a essa conclusão, os investigadores recolheram dados de uma empresa de transporte de Helsingborg, uma cidade sueca. A seleção deveu-se às suas condições operacionais habituais, que incluíam transporte de longa distância.

Analisaram um cenário específico para a distância de cerca de 550 km, entre Helsingborg e Estocolmo, e compararam dois tamanhos diferentes de bateria, bem como dois preços possíveis para carregamento rápido.

Além disso, estabeleceram um preço de 1,20 € por litro de gasóleo e 0,17 € por kWh para o carregamento rápido. Estes preços, sem IVA, serviram de média para comparar os custos entre o gasóleo e a eletricidade.

Anders Grauers, professor associado do departamento de engenharia elétrica da Chalmers

Embora o investimento em baterias e equipamentos de carregamento tenha um custo inicial significativo, os investigadores concluíram que, a longo prazo, o transporte é mais rentável, se for utilizada eletricidade.

Na opinião de Anders Grauers, professor associado do departamento de engenharia elétrica da Chalmers, o estudo demonstrou que “uma frota de veículos pesados pode ser eletrificada de maneira económica”.

Isto deve motivar as empresas a investir na transição. Os incentivos financeiros, geralmente, permitem mudanças rápidas, e o nosso estudo reflete cenários realistas para muitas operações de transporte.

Para mais pormenores relativamente ao estudo, aceda aqui.

Exit mobile version