A guerra entre a Rússia e a Ucrânia mantém-se bastante acesa e há agora alguns países a dar “sinal de vida” no apoio ao país de Volodymyr Zelensky. A Polónia pretendia dar todos os seus caças MIG-29 aos Estados Unidos da América para depois serem doados à Ucrânia.
No entanto, o Pentágono afirma que a proposta polaca “não é sustentável”.
A Polónia tem cerca de 30 MIG-29 construídos pelos soviéticos
Segundo o Governo polaco, essa decisão permitiria finalizar um acordo que possibilitava à Ucrânia utilizar os MIG-29 contra as forças russas, pois os pilotos ucranianos estão treinados para pilotar caças da era soviética. Em contrapartida, Varsóvia receberia caças F-16 norte-americanos para compensar esta perda.
A Polónia tem cerca de 30 MIG-29 construídos pelos soviéticos, mas, segundo a comunicação social, apenas 23 estão tecnicamente operacionais para serem enviados até Ramstein.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby referiu em comunicado que…
A perspetiva de caças à disposição do Governo dos Estados Unidos, partindo de uma base dos EUA/NATO na Alemanha, para voar no espaço aéreo que é contestado com a Rússia sobre a Ucrânia, levanta sérias preocupações para toda a Aliança
A Polónia instou ainda os outros Estados-membros da NATO proprietários de MIG-29 – uma referência à Eslováquia e à Bulgária – para também ajudarem.
Segundo a imprensa polaca, o Ministério russo da Defesa considera que “os países que utilizam os seus aeroportos para disponibilizar à Ucrânia aviões de combate podem ser considerados participantes no conflito”.
O Mikoyan MiG-29 é um caça utilizado em combate aéreo. Desenvolvido no início da década de 1970, entrou ao serviço da União Soviética em 1982 e mantém-se operacional até os dias de hoje na Força Aérea Russa, bem como nos países para onde foi exportado.