A Bosch, apesar de não ser uma fabricante de carros, está a desenvolver um sistema de condução autónoma que recorre ao Lidar de modo a conseguir melhores resultados.
Este conceito é, por exemplo, mais avançado que o atualmente usado pela Tesla e poderá marcar presença em automóveis de várias fabricantes!
A Bosch, como muitos sabem, tem um papel muito importante no desenvolvimento e produção de tecnologias e componentes para automóveis. A marca alemã está a investir na vanguarda da mobilidade, inclusivamente em sistemas para condução autónoma.
A Tesla, com o seu Autopilot, é uma das referência do momento. A sua proposta está sobretudo dependente de câmaras e sensores para ter o devido funcionamento. Não obstante, a Bosch tem uma solução diferente.
O Lidar destaca-se pelo uso de sensores de luz que operam em conjunto com radares, câmaras e sensores convencionais.
Lidar poderá baixar o custo dos carros autónomos
A Bosch não é a única empresa a investir no Lidar. No entanto, dada a sua capacidade em desenvolver tecnologias e de as produzir em massa, tal pode simbolizar um passo importante na mobilidade autónoma.
O seu sistema faz mapeamento 3D de tudo o que rodeia o veículo, recorrendo a radares. Tal opera em conjunto com sensores e câmaras, criando assim uma solução bastante completa de condução autónoma. Este sistema, há uns anos, custava dezenas de milhares de euros.
Ainda é desconhecido o valor que a Bosch irá cobrar pelo seu Lidar. Não obstante, já há empresas como a Luminar com preços a rondar os $1.000, sendo que é expectável que a Bosch consiga descer este valor.
Durante a CES 2020, a empresa alemã deverá divulgar mais pormenores. No entanto, sabe-se à partida que a Bosch planeia recorrer a Inteligência Artificial para elevar as capacidades de reconhecimento do seu Lidar.