A BMW, tal como outras fabricantes de motas, está a investir na eletrificação. O protótipo E-Power Roadster é o seu mais recente projeto nesse sentido, com os primeiros pormenores a serem agora conhecidos.
Mais especificamente, esta mota elétrica consegue ser mais rápida que o seu equivalente a gasolina! A marca da Baviera irá agora continuar o seu desenvolvimento, com especial foco no aumento da autonomia.
A BMW é uma das fabricantes de motas mais reconhecidas do mundo. Desde modelos para todo o terreno (TT) até motas de performance, passando por modelos elétricos! Atualmente a fabricante germânica tem a C evolution, com preços a partir de 14.580,00€.
Apesar de já ter oferta eletrificada no mercado, o investimento é para continuar! Desse modo, a marca preparou um evento onde mostrou o seu mais recente protótipo. Os componentes usados são provenientes de outras motos da marca… E até mesmo dos seus carros!
Este protótipo, tendo em conta o aspeto da carroçaria, pode ser inserido no segmento das naked e tem elementos das famosas S 1000 R e R 1200 RS. Para além disso, o pack de baterias é igual ao usado no plug-in híbrido série 2.
A bateria de 13 kWh consegue fazer com que esta mota tenho uma autonomia de 177 km. Contudo, para o modelo final de venda ao público, a BMW Motorrad pretende que a autonomia seja estabelecida em cerca de 300 km com uma única carga.
A E-Power Roadster é uma moto desportiva para quem quer sair de manhã para uma estrada de montanha. Uma pessoa assim necessita de uma autonomia de 200 a 300 km, e por isso não iremos lançar esta moto sem garantir isso. Neste momento, nem o mercado nem as infraestruturas para dar apoio a uma moto destas estão preparados. Não queremos ser como a Tesla, instalando carregadores rápidos em todo o lado, cada um custa 110.000 euros. Na BMW precisamos de ganhar dinheiro, não de o queimar.
| Christoph Lischka, diretor de desenvolvimento da BMW Motorrad
Performance que ombreia as equivalentes com motor de combustão interna
A E-Power Roadster, com o seu motor elétrico, consegue alcançar uma potência máxima de 136 cv e um binário de 199 Nm. Este motor também não foi desenvolvido especialmente para esta mota, tendo sido aproveitado do luxuoso série 7 híbrido.
Com estes atributos, a moto consegue cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos. Assim sendo, é mais rápida em arranque do que a S 1000 R! Apesar disso, a E-Power Roadster aparentemente estará limitada a 160 km/h, pelo que não será um veículo para atingir velocidades alucinantes.
O projeto elétrico da E-Power Roadster irá desse modo ser desenvolvido ao longo dos próximos anos. O mais provável é que a divisão Motorrad da marca alemã apresente a versão de produção apenas em 2022.
O que acha desta mota elétrica? Partilhe a sua opinião nos comentários!